Mundo

Parlamento moçambicano reforça proteção de magistrados e reduz férias judiciais

A Assembleia da República (AR) de Moçambique aprovou hoje por consenso o reforço das medidas de proteção dos magistrados judiciais e a redução das férias judiciais de dois para um mês.

As medidas constam de alterações ao Estatuto dos Magistrados Judiciais e à Lei Orgânica dos Tribunais Judiciais, aprovadas pelas três bancadas da AR.

Ao abrigo das inovações introduzidas no estatuto, os magistrados judiciais e os seus familiares mais próximos passam a gozar de proteção especial, caso as circunstâncias o justifiquem.

Os comandantes da polícia que não proverem segurança aos magistrados em situação de necessidade incorrem no crime de desobediência.

O Conselho Superior da Magistratura Judicial passa a poder deslocar provisoriamente magistrados e suas famílias de locais onde a sua vida ou integridade física esteja em perigo para áreas que ofereçam melhor proteção.

As mudanças preconizadas no estatuto preveem igualmente a criação de uma comissão de proteção para os magistrados, que irá avaliar as necessidades de proteção especial para os juízes.

As regras sobre a reforma e jubilação de magistrados passam a ser mais flexíveis, para assegurar a substituição de juízes e garantir a continuidade da função jurisdicional como serviço público.

Ao abrigo das alterações à Lei Orgânica dos Tribunais Judiciais, as férias judiciais diminuem de dois para um mês, passando a ser gozadas apenas em fevereiro e não neste mês e março como acontecia anteriormente.

Os tribunais judiciais distritais passam a ter competência para decidir sobre pedidos de liberdade condicional, baixando esta competência dos tribunais provinciais.

As alterações ao Estado dos Magistrados Judicias e à Lei Orgânica dos Tribunais Judicias ainda terão de ser promulgadas pelo Presidente da República e publicadas em Boletim da República, para poderem entrar em vigor.

A Associação Moçambicana de Juízes vem assinalando nos últimos anos que a classe trabalha numa atmosfera de medo, devido ao assassinato de magistrados e à falta de proteção.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeMoçambique

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias