Categorias: Nas Notícias

Parlamento: Francisco Louçã renuncia ao mandato de deputado no “momento da renovação”

Francisco Louçã pôs termo à carreira de deputado, decisão que já foi hoje comunicada à presidente da Assembleia da República. “É o momento de uma renovação que fará um Bloco de Esquerda mais forte”, diz Louçã, que promete “uma luta sem tréguas pela justiça social.

A carreira parlamentar de Francisco Louçã, deputado eleito pelo Bloco de Esquerda, chega ao fim, 13 anos depois de o coordenador daquele partido ter sido eleito pela primeira vez. Louçã comunicou à presidente da Assembleia da República a sua renúncia ao mandato e escreveu uma carta aberta, divulgada pela Lusa.

Nessa missiva, Francisco Louçã revela que sai do Parlamento “por uma razão e por mais nenhuma”. Entende que o “princípio republicano marca limites” à sua representação.

“É agora o momento de uma renovação que fará um Bloco mais forte”, acrescenta o coordenador e fundador bloquista, nessa carta que assina. Louçã revela ainda que não vai recandidatar-se, na próxima convenção do partido, mas esta não é a sua despedida da vida política.

O até agora deputado revela que continuará a sua “vida política, com os mesmos valores e com a mesma dedicação ao Bloco de Esquerda e à luta sem tréguas pela justiça social”.

E Francisco Louçã revela ainda quais serão as suas próximas ‘batalhas’ políticas, depois do adeus à liderança do Bloco de Esquerda: “Dedicarei o que sei e o que posso à luta por um Governo de esquerda contra a troika”, criando “pontes” e definindo “novos caminhos”, para “levantar a força deste povo”.

Louçã reitera o desejo de “romper com o memorando da troika” e garante que este seu afastamento do Parlamento não o impedirá de “defender Portugal”, bem como “o trabalhador e o contribuinte” e “quem não aceita a humilhação da guerra infinita contra os salários e as pensões”.

Nunca desisto nem me canso disso”, refere ainda Francisco Louçã, que dedica uma palavra de apreço a todos os deputados do Bloco de Esquerda pela “força incessante que trazem a este confronto” político na defesa das classes mais desprotegidas.

Louçã acredita que os seus sucessores no Bloco vão continuar esta luta no Parlamento, sendo que o coordenador e ex-deputado manter-se-á ativo no combate ao que apelida de “política cínica do empobrecimento”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias