Nas Notícias

Parlamento: Francisco Louçã renuncia ao mandato de deputado no “momento da renovação”

francisco loucaFrancisco Louçã pôs termo à carreira de deputado, decisão que já foi hoje comunicada à presidente da Assembleia da República. “É o momento de uma renovação que fará um Bloco de Esquerda mais forte”, diz Louçã, que promete “uma luta sem tréguas pela justiça social.

A carreira parlamentar de Francisco Louçã, deputado eleito pelo Bloco de Esquerda, chega ao fim, 13 anos depois de o coordenador daquele partido ter sido eleito pela primeira vez. Louçã comunicou à presidente da Assembleia da República a sua renúncia ao mandato e escreveu uma carta aberta, divulgada pela Lusa.

Nessa missiva, Francisco Louçã revela que sai do Parlamento “por uma razão e por mais nenhuma”. Entende que o “princípio republicano marca limites” à sua representação.

“É agora o momento de uma renovação que fará um Bloco mais forte”, acrescenta o coordenador e fundador bloquista, nessa carta que assina. Louçã revela ainda que não vai recandidatar-se, na próxima convenção do partido, mas esta não é a sua despedida da vida política.

O até agora deputado revela que continuará a sua “vida política, com os mesmos valores e com a mesma dedicação ao Bloco de Esquerda e à luta sem tréguas pela justiça social”.

E Francisco Louçã revela ainda quais serão as suas próximas ‘batalhas’ políticas, depois do adeus à liderança do Bloco de Esquerda: “Dedicarei o que sei e o que posso à luta por um Governo de esquerda contra a troika”, criando “pontes” e definindo “novos caminhos”, para “levantar a força deste povo”.

Louçã reitera o desejo de “romper com o memorando da troika” e garante que este seu afastamento do Parlamento não o impedirá de “defender Portugal”, bem como “o trabalhador e o contribuinte” e “quem não aceita a humilhação da guerra infinita contra os salários e as pensões”.

Nunca desisto nem me canso disso”, refere ainda Francisco Louçã, que dedica uma palavra de apreço a todos os deputados do Bloco de Esquerda pela “força incessante que trazem a este confronto” político na defesa das classes mais desprotegidas.

Louçã acredita que os seus sucessores no Bloco vão continuar esta luta no Parlamento, sendo que o coordenador e ex-deputado manter-se-á ativo no combate ao que apelida de “política cínica do empobrecimento”.

Em destaque

Subir