Categorias: MundoNas Notícias

Paquistão chega a acordo com FMI para ajuda financeira de 6 mil milhões de dólares

O Governo do Paquistão assinou um acordo de assistência financeira com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de seis mil milhões de dólares, informaram hoje fontes oficiais.

O empréstimo, que acontece no meio de uma possível crise de liquidez devido ao défice comercial e deficiência monetária, vai ser feito a três anos, revelou o conselheiro do primeiro-ministro para os assuntos económicos, Abdul Hafeez Shaikh, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O chefe da missão do FMI, Ernesto Ramírez Rigo, disse, em comunicado, que as “autoridades paquistanesas e a equipa do FMI conseguiram um acordo técnico para as políticas económicas que poderia ser apoiado através de um serviço alargado do fundo a 39 meses, com seis mil milhões de dólares (cerca de 5,34 milhões de euros)”.

O objetivo do programa é apoiar as autoridades do país a conseguir um “crescimento mais equilibrado, reduzindo os desequilíbrios internos e externos”, que terá ainda de ser aprovado pelo Conselho Executivo do FMI.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, anunciou a sua intenção de pedir assistência financeira ao FMI pouco depois de chegar ao poder, em julho do ano passado.

O país asiático teve um défice comercial de 17.990 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de euros) em 2017/2018, valor que se situou em 12.400 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) em 2016/2017 e de 4.900 milhões de dólares (4.360 milhões de euros) no ano anterior, de acordo com dados do gabinete de estatística do Paquistão.

Este será o terceiro programa de resgate financeiro que o FMI faz neste país, sendo que a situação é uma repetição do que aconteceu nas anteriores eleições de 2013, quando, dois meses depois da tomada de posse do então governo, o FMI anunciava um pacote de ajudas no valor de 5.300 milhões de dólares (4.716 milhões de euros) para incentivar a economia.

O Paquistão conseguiu terminar de pagar essa dívida em outubro do ano passado, a primeira vez em que o país reembolsou na totalidade um empréstimo ao FMI.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: FMIPaquistão

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias