Categorias: Mundo

Papa critica “economia sem face” que faz do Homem “um bem de consumo”

No Vaticano, o Papa Francisco, criticou nesta quinta-feira, uma “economia sem face” e um “culto do dinheiro”, que fazem do ser humano “um bem de consumo, que se pode usar e deitar fora”. O líder da Igreja Católica considera que o sistema financeiro está a acentuar as desigualdades.

O Papa Francisco considera que “vivemos numa cultura descartável”, onde não existe uma “perspetiva antropológica”. O líder da Igreja Católica lamentou que uma “economia sem face” e um “culto do dinheiro” façam do ser humano “um bem de consumo descartável”.

As finanças e os mercados sobrepõem-se a uma “perspetiva antropológica”, que deveria prevalecer, segundo defendeu o Papa, no Vaticano, diante de novos embaixadores na Santa Sé.

A culpa das dificuldades económicas reside numa “divinização do dinheiro e do poder”, associados à “recusa de Deus”. Por detrás da crise esconde-se, segundo Francisco, “uma economia sem rosto”, um sistema financeiro que sacrifica as pessoas na defesa dos interesses financeiros.

“O Homem criou novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro encontrou uma nova e inesperada imagem no fetichismo do dinheiro e na ditadura da economia sem rosto, nem objetivo verdadeiramente humano. Atualmente, o ser humano é um bem de consumo de uma cultura descartável, para se usar e deitar fora”, sustentou.

O Papa denunciou ainda a “corrupção tentacular” e a “evasão fiscal egoísta”, que apresentam uma dimensão mundial, de acordo com o líder da Igreja Católica. “Assim como a solidariedade, também a ética incomoda e é considerada uma ameaça, porque não aceita a manipulação e a submissão da pessoa”, disse.

Nesse sentido, o Papa Francisco incitou os governantes a redefinirem as suas ambições, colocando-se “verdadeiramente ao serviço do bem comum e das populações”. Por outro lado, exortou os “dirigentes financeiros” a terem “consideração, ética e solidariedade” pelas pessoas.

As duras críticas às políticas controladas pela economia passaram ainda pela “especulação financeira”, que deixa os Estados “sem controlo” e reféns dos devoradores interesses dos mercados.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias