País

PAN e município do Porto discutem novas condições para os animais do canil

O deputado do PAN, Pessoas – Animais- Natureza, André Silva, esteve no Porto numa visita que teve por objetivo debater a possibilidade de se assegurar melhores condições pelos Animais do Canil do Porto.

Vários membros das estruturas local e regional do PAN juntaram-se aos cidadãos da cidade numa manifestação que aconteceu no domingo dia 8 de maio, seguindo-se ontem, dia 9 de maio, uma visita às instalações do canil e a realização de uma reunião com o vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e médicos veterinários que acompanham estes trabalhos no município.

Neste encontro, o PAN procurou transmitir o descontentamento crescente dos cidadãos face à ausência de políticas públicas de bem-estar e proteção animal na cidade do Porto.

“Uma vez que não tem sido possível dar resposta concreta aos compromissos assumidos pela vereação acerca da necessidade de um novo espaço para os animais, em substituição do atual, que se encontra obsoleto e sem as condições que permitam dar-lhes a dignidade que merecem”, defende o partido.

Debateu-se o facto da vontade política no Porto “não estar a conseguir acompanhar as exigências e as expectativas dos cidadãos”.

“Numa cidade com a dimensão cultural e civilizacional do Porto seria expectável que pudesse acompanhar as políticas de bem-estar e proteção animal de outras cidades portuguesas e europeias”.

Foi assinalado como positivo o facto de o município ter já iniciado campanhas que visam a adoção de animais, tendo sido sugerido que os animais sejam entregues para adoção já esterilizados, o que não ocorre (os animais são adotados sem garantia de que são esterilizados pelos adotantes, ficando ao critério do adotante utilizar o cheque-oferta que o município entrega no momento da adoção).

“Igualmente positivo foi o compromisso assumido pelo vereador relativamente ao novo canil, reforçando que a Câmara Municipal do Porto está a trabalhar no projeto de execução que estará pronto até ao final de 2016 e as instalações concluídas até ao final de 2017”.

Foi ainda avançado que se prevê que o canil venha a ter 100 boxes para canídeos e um gatil. Não foi descartada a hipótese, pela vereação, do projeto do canil poder ser alvo de consulta pública antes de ser colocado a concurso público.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: homePAN

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias