Categorias: Nas Notícias

Pagar subsídio de férias em duodécimos “é ilegal”, acusa bastonário da OTOC

As alterações ao pagamento dos subsídios de férias, que o Governo quer pagar em duodécimos, são “ilegais”, acusa Domingues Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Em causa está a lei que impede a mudança de redação do Orçamento de Estado. “Isto tem de ser tratado de forma decente. E foi tratado de forma indecente”, referiu ainda, à RTP.

“O Governo desconsiderou os funcionários públicos, usando uma forma ilegal, porque não pode alterar a redação de um Orçamento de Estado. E está escrito no Orçamento de Estado que o Governo pagará o subsídio de Natal em duodécimos. Não diz que vai pagar o subsídio de férias”, acusa Domingues Azevedo, bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, em declarações à RTP.

“Com um mero despacho não se pode aprovar esta medida”, adianta ainda o bastonário, que defende que o Governo “deve dar o exemplo” de “cumprimento” da lei. “Isto tem de ser tratado de forma decente. E foi tratado de forma indecente. Estamos a falar de pessoas, que têm compromissos e encargos. Não são números, mas gente”, afirma Domingues Azevedo.

Além de salientar a “falta de sensibilidade do Governo em lidar com estas problemáticas”, Domingues Azevedo considera que “por muitos Orçamentos Retificativos que o Governo arranje, numa corrigirá este erro: o desrespeito pelos cidadãos”.

Domingues Azevedo acusa também o executivo de não ser rigoroso nos números, porque não está a ter em conta um aumento da matéria coletável, que resulta de um maior rendimento dos funcionários públicos e pensionistas, decorrente do pagamento de mais um subsídio.

“Numa taxa média de 25 por cento, encontra-se 325 milhões de euros. Ou seja, as necessidades do Governo não são 1300 milhões de euros, por efeito dos cortes, mas mil milhões”, salienta, lembrando ainda que a retenção da fonte do Estado também vai aumentar.

Ou seja, uma substancial parte do subsídio de férias que o Estado vai ter de pagar regressará aos cofres do erário público. Domingues Azevedo lamenta que ninguém faça estas contas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias