Motores

Ott Tanak contente pela vitória em Portugal após “um fim de semana muito difícil”

Ott Tanak pode ter celebrado a sua segunda vitória consecutiva e a terceira da época no Rali de Portugal, mas o piloto da Toyota diz que isso foi conseguido após uma prova muito complicada.

Não são só as palavras do estónio após o triunfo na prova lusa do ‘Mundial’ que testemunham como foi difícil vencer o rali. Os 15,9 segundos de diferença para o segundo classificado, Thierry Neuville, são uma confirmação do equilíbrio final.

A Toyota até pode ter gozado de um certo domínio inicial, colocando os seus três Yaris WRC nas três primeiras posições no primeiro dia, no entanto os percalços sentidos por Jari-Matti Latvala no segundo dia, e por Kris Meeke no final da prova, desfizeram por completo a ideia de que a marca japonesa sairia de Portugal com um sucesso esmagador.

Tanak e o seu navegador, Martin Jarveoja, tiveram mesmo de se aplicar para garantirem o triunfo, ainda que se quedando pelo terceiro tempo na ‘power stage’ final. Numa manobra propositada para não liderarem o Campeonato do Mundo e assim não terem de ‘limpar’ a estrada na primeira etapa do Rali da Sardenha.

“Sabe bem ter subido ao lugar mais alto do pódio. Foi um fim de semana longo e muito difícil, definitivamente o mais duro que tive na minha carreira. Desde sexta-feira a nossa performance foi muito forte, especialmente tendo em consideração a nossa posição na estrada”, diz o vencedor da prova portuguesa.

Tanak salienta também: “No sábado tivemos de lutar muito, mas tanto nesse dia como no último tudo funcionou bem e a velocidade estava lá. Na primeira especial fui cuidadoso, pois havia muito pó e a visibilidade era má, mas depois disso pude forçar o andamento com segurança e construir uma maior diferença”.

“O campeonato parece muito equilibrado, mas penso que estamos numa boa posição indo para a Sardenha”, acrescenta o piloto estónio da Toyota, que depois do triunfo em Portugal se encontra na segunda posição do ‘Mundial’, a somente dois pontos de Sebastien Ogier, que por via do melhor tempo na ‘power stage’ somou 20 pontos na prova lusa do WRC.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias