Categorias: MundoNas Notícias

Oposição da Guiné Equatorial acusa Governo de ter dado provas falsas ao Chade

O partido equato-guineense Convergência para a Democracia Social (CPDS, oposição) acusa o Governo da Guiné Equatorial de ter entregado provas falsas ao Chade e provocado a detenção do seu secretário-geral.

“Toda a maquinação foi concebida a partir da cúpula do poder na Guiné Equatorial, ficando clara a capacidade manipuladora e a perversidade do regime”, indica o partido em comunicado, numa referência à detenção de Andrés Esono Ondo, no dia 11, quando este participava num encontro com aliados políticos do partido chadiano União Nacional para a Democracia e Ressurgimento, dirigido por Saleh Kebzbo.

O secretário-geral da CPDS é um dos poucos opositores que vivem no país e chegou a ser o único deputado da oposição eleito no congresso de deputados, totalmente controlado pelo partido da maioria, do Presidente, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

A nota do partido opositor conta que, no dia 14, o chefe dos serviços de inteligência do Chade reuniu-se a sós com Ondo, “a quem pediu desculpas pela detenção e revelou que foi o Governo da Guiné Equatorial que enviou falsas acusações contra ele, nomeadamente sobre a compra de armas, munições e recrutamento de mercenários para cometer um golpe de Estado na Guiné Equatorial”.

A CPDS agradece às autoridades do Chade o respeito e a cortesia com que trataram o político, “o que marca uma diferença importante com as práticas usuais na Guiné Equatorial”.

O partido também agradeceu aos partidos políticos da Guiné Equatorial que se pronunciaram sobre o tema, às redes sociais, à Rádio Macuto, à Liga dos Direitos Humanos do Chade e às missões diplomáticas envolvidas neste trabalho, com destaque para a embaixada de Espanha em Malabo e para a delegação da União Europeia em Ndjamena.

A Guiné Equatorial é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Governo português viu com apreensão o episódio da detenção de Ondo, tendo apelado ao “esclarecimento cabal” da situação e reforçando a importância de ser observada a “legalidade”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Guiné Equatorial

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias