Categorias: Nas NotíciasPaís

OPA/EDP: Fim da oferta não altera perfil de crédito da elétrica

A Moody’s considerou hoje que o fim da oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) à EDP não altera o perfil de crédito da elétrica, que continuará a ter o grupo como “investidor estratégico de longo prazo”.

“O provável fim da oferta de compra da CTG não altera a nossa avaliação do perfil de crédito [da EDP]”, considera o vice-presidente senior da Moody’s Paul Marty, num comentário à decisão tomada pelos acionistas na quarta-feira em assembleia-geral de chumbar uma das condições indispensáveis à continuidade da oferta.

Na mesma nota, o responsável da Moody’s destaca que “com a CTG a confirmar que continuará a ser um investidor estratégico de longo prazo, independentemente do resultado da oferta, a EDP continuará a beneficiar da participação de 23,3 por cento da CTG, que se mostrou favorável no passado”, permitindo a aquisição de participações minoritárias nos projetos renováveis da EDP.

Os acionistas da EDP chumbaram na quarta-feira a alteração dos estatutos para acabar com a limitação dos direitos de voto a 25 por cento do capital, pondo fim à OPA da CTG quase um ano depois de ter sido lançada.

A proposta de desblindagem dos estatutos, que prevê acabar com a limitação dos direitos de voto a 25 por cento do capital, foi chumbada com 56,60 por cento do capital representado.

A introdução deste ponto na assembleia anual de acionistas foi proposta pelo fundo Elliott, que contestava a oferta sobre a EDP, e previa que, se a deliberação não obtivesse uma maioria qualificada de dois terços dos acionistas presentes na assembleia-geral anual, o limite de voto permanecesse em vigor.

Entretanto, na segunda-feira, a própria CTG veio esclarecer que se mantinham em vigor todas as condições da OPA, incluindo a desblindagem de estatutos, pelo que com o chumbo desta alteração dos estatutos, a operação não avança.

A OPA feita à EDP pela CTG, empresa estatal chinesa que já detém 23,27 por cento da elétrica portuguesa, foi anunciada em maio de 2018 e previa uma contrapartida de 3,26 euros por ação, valor considerado baixo pela comissão executiva, liderada por António Mexia.

Na conferência de imprensa, no final da reunião de acionistas, António Mexia recusou comentar as votações relativas ao ponto que travou a oferta da CTG, realçando que “o voto é secreto”.

“Acho que era claro quem era a favor da desblindagem [dos estatutos]. O voto é secreto”, declarou, adiantando que “quem queria defender a sua posição defendeu e os resultados são claros”, uma vez que a proposta precisava de ter 66 por cento dos votos a favor.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EDPMoody'sOPA

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias