Categorias: Mundo

O mundo tem níveis “alarmantes” de obesidade infantil

“A epidemia de obesidade” infantil atingiu níveis “alarmantes”, em especial nos países em desenvolvimento. Peter Gluckman, da Organização Mundial de Saúde (OMS), frisou que a culpa “não é culpa das crianças” e que cabe aos adultos combater este “pesadelo explosivo”.

O alerta da OMS surge baseado em estudos recentes, como o que a Universidade de Liverpool, em Inglaterra, fez publicar este mês no American Jounal of Clinical Nutrition.

Os dados mostram que, nos últimos 15 anos, a taxa de crianças abaixo dos 5 anos com excesso de peso aumentou de 4,8 para 6,1 por cento. Ou seja, de 7,5 milhões (em 1990) para 15,5 milhões (em 2014) de crianças com idade inferior a 5 anos obesas.

A OMS entende que a responsabilidade é da publicidade e marketing associados ao ‘fast food’ e às bebidas açucaradas (como os refrigerantes), estabelecendo seis recomendações para combater o fenómeno da obesidade infantil.

“A epidemia de obesidade pode reduzir muitos dos benefícios em matéria de saúde que contribuíram para o aumento da longevidade”, avisou a comissão sobre o fim da obesidade infantil, reforçando que, “até à data, os progressos na luta contra a obesidade infantil têm sido lentos e inconsistentes”.

“Qual é a principal mensagem? É que não é culpa das crianças”, adiantou um dos responsáveis da comissão, Peter Gluckman, criticando o preconceito cultural de que “uma criança com excesso de peso é sinal de boa saúde”.

A prova de que tal não corresponde à verdade é a evolução da obesidade infantil em África, cujos níveis duplicaram em 15 anos: das 5,4 milhões de crianças em 1990 para os 10,3 milhões em 2014.

São níveis “alarmantes” e que comprovam que a obesidade infantil é “um pesadelo explosivo” nos países em desenvolvimento.

Para além da promoção de programas sobre alimentação saudável e a prática de atividades físicas, a comissão da OMS aconselhou as autoridades de cada país a aplicarem impostos sobre bebidas açucaradas e a adotarem regras mais duras para a publicidade a alimentos não saudáveis (que podem passar mesmo pela proibição).

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias