Categorias: Nas Notícias

Oi prevê vender posição na Unitel no quarto trimestre deste ano

A brasileira Oi prevê vender a sua posição na angolana Unitel no quarto trimestre deste ano, segundo se pode ler no plano estratégico da operadora, hoje divulgado.

Assim, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela Pharol (antiga Portugal Telecom) e acionista da Oi a empresa dá conta das suas prioridades para o futuro próximo, adiantando que tem em curso um projeto de desinvestimento em vários ativos, nomeadamente na Unitel, na qual detém uma participação de 25 por cento, através da PT Ventures.

A Oi não divulga estimativas para este negócio em concreto, mas, em conjunto com a alienação de outros ativos, incluindo um ‘data center’, torres, imobiliário e outros, a empresa conta arrecadar entre 6,5 mil milhões de reais e 7,5 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros e 1,7 mil milhões de euros à cotação atual).

Em fevereiro deste ano, a Justiça decidiu que os outros acionistas da angolana Unitel paguem à brasileira Oi 666 milhões de dólares (585 milhões de euros) por quebra dos seus direitos de acionista, acrescidos de juros. A operadora contará também com os valores resultantes deste processo para os proveitos dos desinvestimentos.

O Tribunal Arbitral reafirmou os “direitos da PT Ventures como acionista detentora de 25 por cento do capital da Unitel”, empresa liderada pela angolana Isabel dos Santos, incluindo “o de nomear a maioria dos membros do Conselho de Administração da Unitel e o direito a receber dividendos passados e futuros da Unitel”.

A Oi detalhou ainda hoje que, até 2021, conta com uma redução de custos da ordem dos mil milhões de reais (236,8 milhões de euros) “acima e além dos esforços existentes de redução de custos”, de acordo com o mesmo comunicado.

A empresa dá ainda conta de “oportunidades sustentáveis de redução de custos identificadas” e de um EBITDA estimado a crescer “significativamente entre 2019 e 2021”.

No passado dia 03 de abril, foi homologado o acordo entre a Pharol e a Oi, que põe fim aos “litígios” entre as duas empresas, segundo um comunicado enviado à CMVM.

“A Pharol […] vem informar o mercado de que a Homologação do Instrumento do Acordo celebrado em 08 de janeiro de 2019 entre a Bratel S.à.r.l. (“Bratel”) e Pharol (acionista indireto da Oi) e a Oi, (em conjunto, “Partes”), se tornou eficaz, por ter já decorrido o prazo de 15 dias úteis a partir da publicação da decisão judicial que a deferiu”, lê-se no comunicado.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: OiUnitel

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias