Categorias: Cultura

Nova peça da Palmilha Dentada estreia no Teatro Municipal Campo Alegre

O Teatro da Palmilha Dentada estreia, quarta-feira, 8 de outubro, “Bzura”, a propósito dos 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Este espetáculo, a décima produção em 13 anos de atividade da Palmilha, estará em cena no Auditório do Teatro Municipal Campo Alegre, de 8 a 24 de outubro, de quarta-feira a domingo, sempre às 21h46.

Com texto original e encenação de Ricardo Alves, direção plástica de Sandra Neves, sonoplastia e música original de Rodrigo Santos, caracterização de Júlio Alves, desenho de luz de Pedro Vieira de Carvalho, figurinos de Inês Mariana Moitas e interpretação de Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos.

O espetáculo foi produzido, pela primeira vez na história da companhia, com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Um apoio financeiro e, mais importante, a disponibilidade de abrir as portas do Teatro Municipal para a estreia, com o apoio logístico necessário à divulgação.

Outro dos apoios fundamentais na construção desta produção foi, mais uma vez, o público que aderiu a uma proposta de crowdfunding, tendo a companhia conseguido angariar – em metade do tempo proposto – 125 por cento do orçamento que considerou fundamental para pôr de pé o espetáculo.

“Nos ecos dos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, e da perigosa eventual proximidade de uma III Guerra Mundial, o texto reúne 3 personagens em torno de um tabuleiro de jogo, onde os exércitos polaco e alemão recriam a Batalha do Rio Bzura – a primeira batalha da Segunda Grande Guerra.

Mas o espetáculo é mais do que a guerra. É, sobretudo, um espetáculo sobre a amizade. A amizade, já antiga, de três velhos que se conhecem demasiado bem, mas que têm, ainda, a capacidade de se surpreenderem uns aos outros.

É reinventado a cada momento o real em que se movem porque, por vezes, a realidade é, apenas, a construção de quem é capaz de traçar, no chão, o círculo de giz que imobiliza as galinhas – arte cada vez mais usual nestes dias, onde nos entretemos a ver os hologramas 3d de reflexos no espelho, de imagens de televisão, que estão a transmitir as sombras na parede da caverna”.

Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal, entre os 7,50 e os 10 euros. Reservas e informações: 226063000.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias