Categorias: Nas RedesPaís

Notícia falsa da TSF deixa Carlos Vaz Marques “indignado”

A TSF publicou uma notícia falsa, de publicidade à Nintendo, e gerou a indignação de Carlos Vaz Marques, jornalista da… TSF. A estação de rádio acabou por remover o conteúdo.

“Drama em casa de Tiago Teotónio Pereira: espirro provoca explosão”. O título de uma notícia falsa não era mais do que um artigo patrocinado, que induz o leitor num erro.

É uma prática comum, em alguns sites que se dedicam a esse tipo de procedimentos (conhecido como ‘clickbait’) em busca de um clique fácil, mas nunca visto em órgãos de comunicação reputados, sobretudo como a TSF.

Acontece que a TSF caiu na tentação de aplicar essa estratégia, num texto que não era mais do que publicidade à PlayStation, numa história ficcionada com dois atores: Tiago Teotónio Pereira e Diogo Valsassina.

Entretanto, aquele órgão apagou o artigo, que já não se encontra online. Mas não apagou a “indignação”, expressa por pessoas com passado e presente na TSF.

É o caso de Carlos Vaz Marques, que se expressou no Facebook.

O jornalista (apresentador do programa Governo Sombra, emitido na TVI24 e naquela histórica estação de rádio) não foi meigo e colocou a notícia no seu perfil.

“Isto não é uma partilha, é uma indignação. Para evitar cliques que só beneficiam o infractor, fica já aqui dito que não se trata de uma notícia mas de publicidade à Playstation”, começou por escrever.

“Enquanto jornalista da TSF, repudio com a máxima veemência este atentado vil à credibilidade e ao património jornalístico que a rádio fundada por Emídio Rangel construiu ao longo de trinta anos”.

Carlos Vaz Marques fez duas partilhas desta ‘notícia’, ou notícia falsa, sem aspas – porque é assim que é apresentada ao leitor – e sempre com comentários duros.

“Consta do ADN da TSF uma decisão do Emídio Rangel que fez escola. O fundador e primeiro director da estação nunca aceitou que se brincasse em antena ao dia das mentiras”, revela ainda o jornalista.

Explica que “em todos os telejornais e noticiários de rádio, nos anos 80, era habitual a peta de primeiro de Abril”.

“Isso na TSF nunca existiu e foi institucionalizado com um argumento claro como água: o nosso ouvinte tem de acreditar sempre que a notícia que a TSF dá é verdadeira”.

A estação de rádio não foi fiel a esse ADN. E tomou a decisão certa: apagou a notícia. O link com o conteúdo patrocinado é agora uma página não encontrada.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias