Níveis muito elevados de pólen em Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão

As regiões de Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão vão ter níveis de pólenes muito elevados ao longo dos próximos sete dias, diz o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Para a semana de 8 a 14 de junho, a SPAIC prevê concentrações de pólenes muito elevadas nessas regiões continentais e concentrações elevadas no Porto (Entre Douro e Minho) e Vila Real (Trás-os-Montes e Alto Douro), que apresentam níveis moderados de pólen.

A SPAIC indica também que, ao contrário da maioria das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira, destacando-se os pólenes das ervas gramíneas e parietária, e, nos Açores, os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro e palmeira e das ervas gramíneas, parietária e tanchagem.

Os pólenes das árvores carvalhos e oliveira predominam nas regiões de Trás-os-Montes e Entre Douro e Minho. No que diz respeito às ervas, predominam os pólenes de gramíneas, parietária e tanchagem em Trás-os-Montes e urtiga, parietária, gramíneas e tanchagem em Entre Douro e Minho.

Nas regiões da Beira Interior, Beira Litoral, Lisboa, Setúbal e Algarve prevalecem os pólenes das árvores carvalhos e oliveira.

Os pólenes das ervas gramíneas predominam nas regiões da Beira Interior e da Beira Litoral, com o acréscimo das ervas tanchagem e parietária, respetivamente

Nas regiões de Lisboa, Setúbal e Algarve destacam-se os pólenes das ervas parietárias, gramíneas e quenopódio, com acréscimo das ervas tanchagem no Algarve.

Os pólenes das árvores sobreiro e oliveira e das ervas gramíneas, tanchagem e parietária serão os dominantes no Alentejo.

As concentrações de pólenes são suscetíveis a provocar doenças alérgicas, e estas podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: AlergiashomePólen

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias