Categorias: Nas Notícias

Naufrágio em Olhão: Suspensas as operações de recuperação

A embarcação de pesca que naufragou hoje à saída da barra da Armona, no Algarve, vai continuar afundada. A operação de recuperação do navio foi suspensa esta tarde. Do acidente resultou a morte de um pescador e outro encontra-se internado.

O naufrágio de uma embarcação de pesca à saída da barra da Armona, no Algarve, provocou um morto e um ferido, que se encontra internado no hospital.

O navio acidentado continua no leito do mar, pois as autoridades tiveram de interromper a operação de remoção do navio, por volta das 15h00.

Os trabalhos, coordenados pela Polícia Marítima e que contam com o apoio de uma empresa privada, começaram ainda durante a manhã, mas o estado do mar obrigou à interrupção durante a tarde.

Apesar da embarcação ter afundado à saída da barra, encontra-se “numa posição que não põe em perigo a navegação naquela zona”, segundo o comandante da Capitania do Porto de Olhão, Nunes Ferreira, citado pelo Jornal de Notícias.

A mesma fonte acrescentou que o navio, com sete metros de comprimento e dedicado à faina, naufragou ao sair da barra da Armona pelas 6h40, com dois tripulantes a bordo.

Duas embarcações de pesca acorreram ao socorro, mas não chegaram a tempo de recolher com vida um dos pescadores.

“O INEM ainda tentou a reanimação, mas já não conseguiu salvar um dos tripulantes”, salientou Nunes Ferreira.

A vítima mortal era o mestre da embarcação. Tinha uma idade a rondar os 50 anos e, tal como o outro tripulante, era da zona de Olhão e dedicavam-se à pesca de bivalves através de uma pesca de arrasto típica da região, a ‘ganchorra’.

O pescador ferido foi transportado para o hospital, onde se encontra internado “livre de perigo”.

Lembrando que havia “um alerta de mau tempo”, o comandante da capitania disse acreditar que o naufrágio se deveu a “um golpe de mar”.

“O vento está a soprar de sudeste e a maré a vazar, com ondulação entre dois a três metros. Creio que um golpe de mar terá virado a embarcação”, afirmou Nunes Ferreira, pormenorizando que “ambos os tripulantes tinham colete envergado” e cumpriam todas “as regras de segurança impostas”.

Numa outra barra, a da Póvoa de Varzim, a ministra do Mar lamentou o acidente e deixou um alerta às comunidades piscatórias: “Isto leva-nos a alertar os pescadores que, quando há situações de mar difícil e de algum risco, refreiem a coragem e fiquem em terra”.

“Não vale a pena arriscar e ter uma situação destas”, insistiu Assunção Cristas, deixando também uma mensagem para a família da vítima mortal: “É sempre uma dor profunda quando temos estas notícias de pescadores que, às vezes com coragem, outras vezes temerários, arriscam para ir ao mar”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias