Categorias: Nas Notícias

“Não há processo de corrupção” na TDT, assegura Zeinal Bava, defendendo “a honra da PT”

O presidente da PT, Zeinal Bava, assegurou que a empresa vai mesmo processar Sergio Denicoli, cuja tese de doutoramento aborda o favorecimento da PT no processo da transição para a TDT: “vamos deixar que o tribunal apure o que levou essa pessoa a dizer coisas muito graves”.

Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom (PT), confirmou hoje que a empresa vai mesmo processar o investigador universitário Sérgio Denicoli por difamação. Em causa está a tese de doutoramento (aprovada por unanimidade) em que Denicoli demonstra a “captura regulatória” da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), durante o processo de transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

“Não fomos favorecidos de jeito algum”, garantiu o administrador da empresa, à margem de uma conferência. “Não há processo de corrupção nenhum, há uma tese de alguém que faz acusações e agora vamos deixar que o tribunal apure o que levou essa pessoa a dizer coisas muito graves e que atentam contra a honra da PT”, acrescentou Bava.

Manifestando “orgulho no trabalho que a equipa da empresa fez” no processo da TDT, o presidente da PT contestou a alegação de “indícios de corrupção”, prometendo “deixar que os tribunais avaliem se houve essa corrupção e do que é que se trata, porque nós desconhecemos”.

O autor da tese já tomou conhecimento das declarações de Zeinal Bava e negou ter acusado a PT de corrupção. O académico salientou que a PT procedeu à “captura regulatória” da Anacom, com base na ‘teoria da captura’ formulada por Stigler em 1971, e que é a organização Transparency International quem considera essa prática um “ato de corrupção”.

A ameaça do recurso aos tribunais é encarada por Denicoli como uma “tentativa de intimidação” e “um duro golpe no direito à liberdade de expressão neste país”, reforçando: “se um dia os intelectuais de uma nação tiverem que exercer as suas atividades sob a tutela de grandes grupos económicos será o fim da democracia”.

Ontem, o presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação, Moisés de Lemos Martins, disse acreditar que a PT não tem base legal para sustentar a acusação por difamação, mas não escondeu a curiosidade académica em “ver uma empresa e um regulador a enfrentar a comunidade científica portuguesa em tribunal”.

“Aí poderíamos perceber com mais profundidade o que realmente se passou em todo este processo de licenciamento da TDT em Portugal. Poderia ser clarificador”, concluiu este professor catedrático. Leia mais aqui.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias