Nas Notícias

Moçambique promove fórum de negócios em Pequim

Moçambique promove, a partir de domingo, em Pequim, um encontro de negócios entre empresários moçambicanos e chineses, evento que vai decorrer em paralelo com o terceiro edição do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), na segunda e terça-feira.

De acordo com informação oficial do Governo moçambicano, o encontro vai contar, na sessão de abertura, com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, com ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, diretor-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) de Moçambique, Lourenço Sambo, e do presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá.

Durante o evento, que conta com a organização da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, o diretor da APIEX vai debruçar-se sobre o quadro legal do investimento no país e o presidente da ENH, empresa que gere as participações do Estado moçambicano no setor de hidrocarbonetos, vai apresentar o quadro das oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás natural.

O diretor executivo da multinacional australiana Baobab Resources Limited, Ben James, vai abordar as oportunidades de investimento na indústria extrativa em Moçambique, concentrando-se no projeto de ferro vanádio que a empresa está a desenvolver na província de Tete, centro de Moçambique.

Durante o fórum, está prevista a assinatura de memorandos de entendimento entre empresas e empresários dos dois países, com vista à definição de parcerias.

A terceira edição do FOCAC deverá juntar em Pequim, dezenas de chefes de Estado e de Governo do continente africano.

A cimeira contará com três novos países, incluindo São Tomé e Príncipe, que se junta aos restantes países africanos de língua portuguesa, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

As restantes estreias são o Burkina Faso e a Gâmbia, que elevam assim para 53 o número de nações africanas com relações com a China.

Desde 2015, a média anual do investimento direto da China no continente fixou-se em 3.000 milhões dólares (2.500 milhões de euros), com destaque para novos setores como indústria, finanças, turismo e aviação.

O primeiro Fórum de Cooperação China-África aconteceu em Pequim, em 2006, e a segunda edição decorreu na África do Sul, em 2015.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias