Categorias: Nas Notícias

Ministro da Saúde salienta “bom momento” do SNS na abertura de unidades de cuidados continuados

O Serviço Nacional de Saúde atravessa “um bom momento”, garante Paulo Macedo. O ministro da Saúde referia-se às novas unidades de cuidados continuados, cuja abertura aumenta para 2000 as camas disponíveis na região norte.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) atravessa “um bom momento”, garantiu o ministro Paulo Macedo, avançando com números para sustentar a tese: a rede de cuidados continuados tem disponíveis 2030 camas, só na região norte, após a abertura da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Gelfa, em Caminha.

“É de facto um bom momento para o SNS, porque consegue ter aqui mais uma prestação de serviços de proximidade, numa época tão difícil como aquela que temos”, afirmou Paulo Macedo, citado pela Lusa.

A tutela contratualizou com o Instituto de São João de Deus (ISJD), que gere a unidade ontem inaugurada, 40 das 41 camas existentes em Gelfa. O serviço resulta da adaptação do antigo hospital psiquiátrico, que há mais de uma década penava sem utilização, concretizada após um investimento superior a três milhões de euros, realizado pelo ISJD e comparticipado em 70 por cento por fundos comunitários.

A unidade de Gelfa, que passa a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, vai custar anualmente um milhão de euros, a repartir entre os Ministérios da Saúde e da Solidariedade Social. Será um “esforço extremamente importante”, admitiu Paulo Macedo, e que se repete com a finalização de mais unidades, algumas das quais têm a inauguração prevista para esta semana.

“Queremos desenvolver esta área de maneira a que a possamos sustentar. Não vale a pena ter edifícios que não podem ser abertos e postos ao serviço das populações”, adiantou o ministro da Saúde, salientando que a aposta da tutela nos cuidades continuados “é para continuar”.

A unidade ontem inaugurada estava pronta a funcionar desde dezembro de 2011, inclusive com os profissionais recrutados e formados, mas nunca abriu portas por falta de cabimento dos dois ministérios. Dos 44 funcionários, 40 representam novos postos de trabalho.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias