Categorias: Nas Notícias

Ministério da Justiça investe 100 mil euros por cada cela prisional

Para reduzir custos com os estabelecimentos prisionais, que atingem uma média de 100 mil euros por cela, o Ministério da Justiça definiu um plano que prevê a remodelação de prisões e a recuperação de edifícios, em detrimento da construção de novas prisões. A exceção é o caso de Angra do Heroísmo, infra-estrutura construída de raiz que custará 25 milhões – mais do triplo do que os 7,4 milhões que serão aplicados na recuperação de quatro estabelecimentos prisionais.

As contas do Governo apontam gastos médios por cela na ordem dos 100 mil euros, o que levou o Ministério da Justiça a repensar a lógica das prisões, sendo que a construção de novos edifícios estará fora de questão. Em vez de novas prisões, o Governo vai optar pela remodelação das existentes, aumentando a sua capacidade.

E o melhor exemplo de que a construção de novos estabelecimentos prisionais onera os gastos do Ministério está numa prisão nova que está prestes a ser inaugurada, nos Açores, e que custará cerca de 25 milhões de euros. Com um terço desta verba, o Governo poderá recuperar as prisões de Alcoentre, Caxias, Leiria e Linhó, empreitada total que custará 7,4 milhões.

Fernando Santo, secretário de Estado da Administração Patrimonial da Justiça, refere, em declarações à Lusa, que a recuperação de edifícios “é mais rápida e vantajosa” do que a construção de raiz. Nesse sentido, o Governo prevê “recuperar edifícios que não estão a ser utilizados” em vez de avançar para projetos como o dos Açores, em Angra do Heroísmo.

Com os projetos de remodelação que estão planeados, prevê-se um aumento da capacidade em 532 celas. No entanto, o Governo poderá reforçar esta capacidade com mais 1254 celas, não com novas prisões, mas com a reformulação das existentes.

Fernando Santo vai realizar na próxima semana uma visita aos estabelecimentos prisionais para aprofundar conhecimento sobre a realidade das infra-estruturas e as suas necessidades, num quadro de restrições orçamentais que o executivo não poderá abandonar.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias