Categorias: Mundo

Michael Jackson foi “vítima vulnerável” para o médico, salienta o tribunal

Conrad Murray, o médico culpado pela morte de Michael Jackson, viu um tribunal da Califórnia confirmar a condenação. “As provas demonstraram que o senhor Jackson foi uma vítima vulnerável” de um profissional clínico que “violou a relação de confiança”.

O médico Conrad Murray é culpado do homicídio com dolo de Michael Jackson. A sentença não é nova, data de novembro de 2011, mas foi  ontem confirmada pelo Tribunal de Apelo do 2.º Distrito da Califórnia (EUA), após recurso da defesa. Murray, condenado a quatro anos de prisão, foi libertado no final de outubro do ano passado por boa conduta, mas havia recorrido alegando falta de prova.

A decisão foi unânime: os três juízes entenderam que o comportamento do médico era comprovativo da culpa, nomeadamente por ter limpo o quarto antes da chegada da polícia e por ter prestado falsas declarações, e ainda criticaram Conrad Murray por nunca ter “aceitado a responsabilidade e ter mostrado uma falta de remorso”.

“O desprezo pela saúde e segurança do senhor Jackson foi demonstrado durante o julgamento, seja por ter ministrado um grande número de doses perigosas para o senhor Jackson sem ter o equipamento ou os funcionários adequados, ou por ter deixado Jackson desacompanhado”, refere a sentença que confirma a condenação.

“As provas demonstraram que o senhor Jackson foi uma vítima vulnerável” e que o médico “estava em uma posição de confiança e violou a relação de confiança (com o paciente) indo contra as normas de conduta profissional”, de acordo com os três juízes do Tribunal de Apelo.

A decisão foi encarada pela defesa como “decepcionante, mas não inesperada”. Para Valerie Wass, a advogada de Murray, foi “um simples primeiro passo” numa estratégia que deverá prosseguir com o recurso para o Supremo Tribunal da Califórnia.

Conrad Murray foi considerado culpado pela overdose de propofol, um poderoso anestésico que Michael Jackson utilizava para induzir o sono, que vitimou o ‘rei da pop’, de 50 anos, a 25 de junho de 2009, em Los Angeles.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias