Nas Notícias

Metro do Porto quer poupar quase três milhões com nova concessão

A Metro do Porto estima poupar 2,7 milhões de euros a cada ano, com a nova concessão da rede que entrou em vigor no domingo, indicou o presidente do conselho de administração da empresa, Jorge Moreira Delgado.

“A redução de custos resulta de termos integrado neste contrato de operação um conjunto de serviços que até agora eram contratados autonomamente pela Metro do Porto”, disse o responsável na cerimónia que esta tarde marcou o início da subconcessão para a operação e manutenção do Metro do Porto para o período 2018-2025.

Em causa estão poupanças com o sistema de bilhética, manutenção de equipamentos como escadas rolantes e elevadores, bem como manutenção descrita como “mais pesada e cíclica” ao material circulante.

O Metro do Porto iniciou a operação com o grupo Barraqueiro – que já liderava a ViaPorto, consórcio responsável pelo sistema de metro desde 2010 – na sequência de um contrato de subconcessão por sete anos no valor de 204,3 milhões de euros.

O grupo Barraqueiro vai operar até março de 2025 numa rede que serve sete concelhos: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O desenho atual de metro no Grande Porto é composto por seis linhas e 82 estações, estando prevista a construção da chamada Linha Rosa, entre a Casa da Música e S. Bento, bem como o prolongamento da Linha Amarela até Vila d´Este, em Vila Nova de Gaia.

“Esperamos sete anos de tranquilidade a gerir um contrato bastante musculado e que vai servir bem a população”, disse Jorge Moreira Delgado.

A cerimónia de hoje, que decorreu na estação do Campo 24 de Agosto, serviu para formalizar o contrato, contando com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que apontou este processo como “muito importante para a afirmação política da Área Metropolitana do Porto”.

Já o responsável pelo Grupo Barraqueiro, Humberto Pedrosa, apontou a satisfação por ter vencido o concurso, frisando: “Ganhou quem apresentou a melhor proposta”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeMetro do Porto

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias