Meteorologia: Verão quente e extremamente seco

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez saber, esta segunda-feira, que em Portugal continental, o verão de 2017 (junho, julho, agosto) foi caracterizado por valores da temperatura média do ar “superiores ao valor normal e valores da quantidade de precipitação muito inferiores, classificando-se como quente e extremamente seco”.

“Este foi o sexto verão mais quente desde 2000 (e o nono mais quente desde 1931) com o valor da temperatura média de 22.70°C, 1.43°C acima do valor médio. Desde 1931, seis dos 10 verões mais quentes ocorreram depois do ano 2000, sendo o verão de 2005 o mais quente em 87 anos”.

Sobre este verão de 2017, o IPMA explica que “o valor médio da temperatura máxima do ar foi o terceiro valor mais alto desde 1931 (30.22°C), 2.59°C acima do valor médio. O valor médio da temperatura mínima do ar (15.18°C) foi 0.31°C superior ao normal”.

Além disso, os especialistas da meteorologia dizem que “valores da temperatura mínima superiores, ocorreram em cerca de 30 por cento dos verões”.

“O verão de 2017 foi o terceiro mais seco desde 2000 (depois de 2005 e 2016) e o sétimo mais seco desde 1931. Os valores da quantidade de precipitação ocorridos nos meses de junho a agosto, cerca de 23 mm, correspondem a cerca de 40% do valor médio”.

Em nota publicada, o IPMA diz ainda que ocorreu um “tempo excecionalmente quente em junho”, sendo que este foi o “terceiro mês de junho mais quente desde 1931”.

Além disso, fazem saber que ocorreu uma “onda de calor no período de 7 a 24 junho com duração de 17/18 dias nas regiões do interior norte e centro (9 estações) e 11/12 dias nas restantes regiões do interior”.

Ainda no mês de junho, o IPMA revela que nos dias “17 e 18 foram ultrapassados os anteriores máximos da temperatura máxima diária para o mês de junho, em quase todo o território”. Foi a 17 de junho, recorde-se, que teve início o violento incêndio de Pedrógão Grande.

No comunicado, o IPMA diz ainda que ocorreu uma outra “onda de calor de 12 a 17 de julho” e teve a “duração de seis/sete dias nas regiões do interior”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: homeMeteorologia

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias