Categorias: Nas Notícias

Médicos atacam leucemia em menina injetando vírus da sida

Menina norte-americana que padece de leucemia foi tratada de forma inovadora, com uma variante do vírus da sida. Segundo o The New York Times, Emma Whitehead, de 7 anos, recuperou da doença, em apenas sete meses, graças a um tratamento com muitas vantagens.

Este tratamento ocorreu no Hospital Pediátrico de Filadélfia (EUA), há sete meses e consistiu numa injeção de uma versão quase inofensiva do vírus da sida. Emma Whitehead, que padecia de uma leucemia, foi submetida ao tratamento inovador, então com 6 anos de idade.

O vírus da sida tem a capacidade de reprogramar o sistema imunológico e foi esse o objetivo dos médicos de Filadélfia, no combate à leucemia de Emma, que estava perante um quadro clínico que não permitia tratamentos alternativos ou considerados convencionais.

Logo após o tratamento experimental (a alternativa que restava para tratar a menina), Emma não reagiu bem e esteve até com a vida em perigo. O tratamento com vírus da sida não resultou, no imediato.

No entanto, foram necessários apenas sete meses para que a criança recuperasse e o cancro entrasse em remissão, após esta reprogramação do sistema imunológico. A menina norte-americana foi a primeira pessoa do mundo tratada com o vírus da sida.

O tratamento resultou de um trabalho de investigação de uma equipa da Universidade da Pensilvânia. Ainda que não se possa falar em cura total, para já, a verdade é que o tratamento produziu efeito.

Segundo creem os investigadores da Universidade da Pensilvânia, esta técnica poderá substituir o transplante da medula, procedimento médico convencional, mas mais perigoso e considerado a derradeira alternativa para o combate à leucemia.

Além do caso bem sucedido de Emma Whitehead, há mais três pessoas com o mesmo tipo de cancro que apresentam remissão total. Dois não apresentam recidivas há dois anos.

Esta técnica resulta no sentido em que o vírus da sida consegue reprogramar o sistema imunológico. Através do uso deste vírus mas em unidades que não provocam sida, torna-se possível corrigir as células que deveriam defender o corpo humano.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias