Categorias: Nas Notícias

Medicina tradicional chinesa vai integrar cooperação científica entre Macau e Portugal

A medicina tradicional chinesa é um dos temas escolhidos para integrar os projetos de cooperação científica entre Portugal e Macau, que deverão arrancar no primeiro semestre do ano, foi hoje anunciado.

O acordo entre o Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT) de Macau e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, assinado em finais de 2017, aguardava um orçamento e a seleção de temas para avançar.

“Os temas já estão definidos. Propomos três projetos de financiamento no prazo de três anos”, disse Cheang Kun Wai, membro do conselho de administração da FDCT, em conferência de imprensa, realizada hoje em Macau.

Além de medicina tradicional chinesa, a cooperação científica entre instituições portuguesas e macaenses vai abranger “informática e questões marítimas”, detalhou. Para cada projeto, “Macau vai subsidiar com um milhão de patacas [cerca de 100 mil euros] e Portugal com 100 mil euros”.

“No fim do ano passado recebemos uma versão otimizada [do projeto] por parte da Fundação [FCT]. E, no mês passado, recebemos a versão final. Já está tudo definido”, disse, antes de prever o lançamento já no primeiro semestre do ano.

Na mesma conferência de imprensa, o FDCT fez um balanço relativo a 2018, ano em que aprovou 510 de 639 candidaturas, num montante de cerca de 261 milhões de patacas (28,4 milhões de euros).

“Os critérios são agora mais rigorosos”, disse o presidente do FDCT, Ma Chi Ngai, sublinhando que a taxa de aprovação de projetos foi menor do que no ano transato.

Já no âmbito do apoio financeiro para a construção de uma cidade inteligente, foram aprovados 13 candidaturas, no valor de 4,1 milhões de patacas (cerca de 451 mil euros).

Após a conferência de imprensa, foi celebrado um acordo entre de cooperação entre o FDCT, o ‘WeBank’ e o Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau.

“O Fundo espera que este projeto de cooperação incentive a participação da indústria local e promova as tecnologias inovadoras, de modo aumentar a produtividade das empresas de Macau e a competitividade do mercado”, disse Ma Chi Ngai.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁsiahomeMacau

Artigos relacionados

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias