May acredita que acordo sobre o Brexit ainda é possível

A primeira-ministra britânica defendeu hoje que um acordo para a saída ordenada do Reino Unido da União Europeia (UE) ainda é possível, mostrando-se confiante de que poderá ser alcançado se ambas as partes trabalharem intensamente nas próximas semanas.

“Falarei com os líderes esta noite sobre os progressos significativos que têm sido feitos desde Salzburgo [em setembro], tanto no acordo de saída, como na parceria futura. As equipas têm estado a trabalhar arduamente de modo a que possamos solucionar as questões ainda em aberto”, enalteceu Theresa May, à entrada para o Conselho Europeu, em Bruxelas.

A primeira-ministra britânica mostrou-se convicta de que ainda é possível alcançar um acordo que evite a saída desordenada do Reino Unido da UE, com o tom das suas declarações a contrastar com aquele que tem sido adotado tanto pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, como pelo principal negociador comunitário, Michel Barnier.

“O que observámos é que resolvemos grande parte das questões sobre o acordo de saída, ainda há a questão do ‘backstop’ da Irlanda do Norte, mas acredito que todos à volta da mesa querem alcançar um acordo. Trabalhando conjunta e intensamente, podemos alcançar um acordo. Acredito que um acordo ainda é possível”, enfatizou.

Questionada sobre se aceitaria uma extensão do período de transição, como terá sido proposto por Barnier, May voltou a insistir que a prioridade é solucionar a questão do ‘backstop’ [solução de recurso] da fronteira irlandesa.

“Acredito que é possível, ao trabalharmos juntos, encontrar uma solução para esse problema, e uma solução que permita que avancemos com o pacote completo, e também com a futura parceria. Progressos importantes foram feitos desde Salzburgo. Trabalhando intensamente nos próximos dias e semanas, creio que alcançaremos um acordo, que é algo que acredito que todos querem, e que é do interesse tanto do Reino Unido e como da UE”, concluiu.

Os chefes de Estado e de Governo da UE reúnem-se hoje em Conselho Europeu para debater o progresso das negociações para o Brexit.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias