Categorias: Economia

Mário Soares elogia “a coragem” de fazer uma greve na TAP

Os funcionários da TAP vão mesmo manter a greve, entre os dias 27 e 30. “Admiro a coragem dos que a fazem”, escreve hoje Mário Soares, salientando que a privatização da empresa “é algo de antipatriótico que não é aceitável”.

O impasse na TAP continua na ordem do dia. Num artigo de opinião que escreveu para o Diário de Notícias, um antigo Presidente da República manifestou-se solidário para com os trabalhadores, defendendo que a privatização da companhia aérea de bandeira “é algo de antipatriótico”.

“Os funcionários da TAP – e muito bem – declararam fazer uma greve”, escreveu Mário Soares: “Esta é uma greve patriótica e por isso admiro a coragem dos que a fazem, conscientes do que podem sofrer os portugueses que vivem no estrangeiro e que querem ao menos passar o Natal com as famílias em Portugal”.

Assumindo compreender “a indignação dos funcionários da TAP e do povo português em geral, bem como dos países lusófonos, para a gravidade da privatização da TAP”, o político que recentemente celebrou 90 anos deixou ainda uma crítica ao atual ‘inquilino’ de Belém, Cavaco Silva: “Será que o Presidente da República vai promulgar um ato antipatriótico para agradar ao atual Governo?”

Na opinião de Soares, a privatização da TAP “é algo de antipatriótico que não é aceitável”, que só se entende na alegada lógica governamental de “obter receitas a qualquer preço”.

“Este Governo não tem nenhuma cultura lusófona e não entende, de todo, a importância que tem para Portugal os países independentes que falam a nossa língua. Neste mundo global, onde somos a quinta língua mais falada do mundo, perder o controlo deste instrumento de soberania que é a TAP é de extrema gravidade”, insistiu o antigo Presidente.

O artigo escrito por Mário Soares surge no dia em que a plataforma de sindicatos da companhia aérea confirmou que vai mesmo haver greve entre os dias 27 e 30 de dezembro, depois do Governo ter rejeitado a proposta para a suspensão do processo de privatização durante esse período.

O Governo, que não abdica da privatização, deverá responder com a requisição civil. Num comunicado enviado a algumas redações, o gabinete do ministro da Economia, António Pires de Lima, frisou que o memorando proposto pela plataforma de sindicatos não cumpre a condição prévia da não suspensão do processo de privatização, comunicada pelo Governo na reunião de sexta-feira.

Nesse dia, o Ministério da Economia tinha aberto a possibilidade, “mediante o cancelamento da greve, de se constituir um grupo de trabalho que procure trabalhar os pontos de preocupação dos trabalhadores da TAP”, como afirmou, então, António Pires de Lima.

Com a greve iminente, cerca de 5000 passageiros já comunicaram a desistência das reservas à TAP. Nas contas da empresa, a paralisação deverá afetar cerca de 120 mil passageiros, com um custo superior a 30 milhões de euros.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias