Categorias: Nas Notícias

Marcelo vê reforma do Estado em risco se Seguro não participar no processo

O social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa defende que a reforma do Estado só avança com uma revisão constitucional que o comentador acha impossível. “A troika tem de perceber que, a terem de ser feitos cortes de 4000 milhões, não podem implicar uma revisão da Constituição, porque ela não vai existir”, sustentou Marcelo, que incita Seguro a dialogar com o Governo.

Não vai ser possível, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “rever a Constituição nos próximos anos”, uma vez que “o Partido Socialista não vai aceitar”. No seu comentário semanal na TVI, Marcelo enviou uma mensagem à troika.

“Estou a dizer, para a troika perceber: a terem de ser feitos cortes de 4000 milhões, não podem implicar uma revisão da Constituição, porque ela não vai existir”, sustentou o comentador político.

Recorde-se que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou recentemente que a reforma do Estado vai avançar, mesmo que o PS não participe nesse processo. António José Seguro, secretário-geral do PS, foi convidado a fortalecer um consenso que se pretende amplo.

E se o secretário-geral do PS manteve as portas entreabertas para estabelecer consensos com o Governo, já surgiram sinais contra, no seio socialista. O PS entende que o Governo já discutiu a reforma do Estado com a troika, sendo que só chamou o principal partido da oposição com o processo em andamento.

Marcelo Rebelo de Sousa comentou esta posição de António José Seguro. “Eu sou defensor de consenso alargado ao PS e não percebo porque é Seguro foge a esse consenso. Bastava dizer-lhe o seguinte: ‘Eu não aceito rever a Constituição, mas dentro disto, não tocando na Constituição, vamos falar’. E o Governo destratou gravemente António José Seguro”, afirmou Marcelo.

O professor admitiu ainda que, hoje, “o PS não assinaria o memorando da troika”. No entanto, acrescenta Marcelo, “mal ou bem, o PS assinou o memorando”. E por isso Seguro está vinculado ao memorando, “mas está cheio de vontade de não estar”.

E neste equilíbrio, “cabe-lhe o papel de não fechar as portas ao diálogo”. E assim Seguro “só ganha se mostrar espírito de diálogo”, para que se possa sentar à mesa, “nem que seja para dizer que não concorda com as medidas”, conclui Marcelo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias