Marcelo Rebelo de Sousa entrega prémio Fernández Latorre à Comunidade Vida e Paz

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai entregar o prémio Fernández Latorre, atribuído em memória do fundador do jornal A Voz da Galiza, num valor de 10 mil euros, à Comunidade Vida e Paz.

Durante a cerimónia de entrega do prémio, na Corunha, Espanha, o chefe de Estado explicou que decidiu dar o valor do prémio à Comunidade Vida e Paz, associação que luta pela integração de pessoas sem-abrigo, porque é uma causa que lhe é “muito cara”.

“Tem inspiração cristã [associação], mas trabalho com espírito aberto e ecuménico na alimentação, na saúde, na saúde mental, na habitação e na inclusão social. Estou certo de que Fernández Latorre compreenderia como a liberdade, a democracia e a paz social exigem um mundo mais justo e fraternal que, centenas de jovens, constroem todos os dias apoiando os sem-abrigo deste tempo”, ressalvou.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou uma “honra” receber este prémio porque Fernández Latorre foi uma “personalidade singular, militar, dirigente partidário, governante regional, ativista e idealista” que lutou por “mais direitos fundamentais, mais justiça social e mais abertura à mudança e ao futuro”.

Na página oficial da Comunidade Vida e Paz lê-se que a sua missão é “acolher pessoas em condição de sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção”.

O prémio foi entregue ao Presidente da República pelo rei de Espanha, Felipe VI.

A distinção de Marcelo Rebelo de Sousa, na 60.ª edição deste prémio, “foi concedida em reconhecimento do seu contributo para a promoção das relações bilaterais entre a Espanha e Portugal” e decidida por unanimidade pelo Conselho de Curadores do galardão, que tem um valor de 10 mil euros.

Na sua decisão, o júri considerou que personalidades como o chefe de Estado português fizeram com que as relações transfronteiriças entre Espanha e Portugal sejam agora “um modelo de coesão” para a União Europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa é descrito como “um incansável promotor” das relações bilaterais ibéricas, desde os seus tempos de comentador televisivo.

O Presidente da República deslocou-se a Madrid numa curta visita oficial logo oito dias após ter tomado posse, em março de 2016.

Em abril deste ano, realizou uma visita de Estado de três dias a Espanha, durante a qual esteve em Madrid e em Salamanca, com o rei Felipe VI.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias