Categorias: Nas Notícias

Madeira: Jardim falta, PS retira moção e sessão da Assembleia dura 180 segundos

A discussão da moção de censura do Partido Socialista (PS), na Assembleia Legislativa da Madeira, foi anulada, porque o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, faltou à sessão plenária de hoje. O PS retirou a moção (que merecerá o apoio de todos os partidos) e a sessão plenária durou 180 segundos.

A ausência de Alberto João Jardim na sessão plenária da Assembleia Legislativa da Madeira em que se iria discutir a moção de censura do PS-Madeira foi anulada, por iniciativa dos socialistas. A ausência de Jardim, que se previa, levou o PS local a tomar aquela decisão.

Jardim voltou a faltar, na manhã de hoje, o que já sucedera em sessões plenárias que tinham como ordem de trabalhos a discussão e votação de moções de censura ao executivo social-democrata e ao presidente do Governo Regional da Madeira.

E a previsível ausência de Jardim foi também acautelada pelo grupo parlamentar socialista madeirense, que estrategicamente procedeu à retirada de uma moção que contaria com o apoio do CDS-PP/Madeira – partido que mantém uma coligação com o PSD no Governo central.

Assim, o plenário de hoje não durou mais do que três minutos. Em causa estava a governação do líder do Governo Regional da Madeira. Alberto João Jardim é acusado de não cumprir o programa eleitoral e de impor medidas de austeridade que resultam da dívida que ocultou, durante anos.

Em causa está a introdução de taxas moderadoras na Madeira, subida de impostos sobre os cidadãos locais, bem como o aumento do preço dos combustíveis, que representam um agravamento das condições de vida que Jardim prometeu não provocar.

A moção de censura do grupo parlamentar do PS vai regressar à gaveta, mas não ‘morre’. “O Partido Socialista retira a moção enquanto o presidente do Governo Regional não estiver presente”, refere o socialista Carlos Pereira.

Esta ausência de Jardim já merecera críticas, ontem, numa altura em só se suspeitava de que iria confirmar-se. Alberto João Jardim foi acusado de “covardia”, sendo que hoje o PS juntou mais argumentos aos opositores do executivo madeirense: “Jardim está entrincheirado”.

Os partidos da oposição reprovaram esta atitude de Jardim, acusado de desrespeito pelo Parlamento Regional e pela população que elegeu os deputados madeirenses para aquele órgão.

No historial de moções de censura contra Jardim constam outras três, todas apresentadas Partido Comunista Português da Madeira, nos anos de 2008, 2009 e 2011. A ausência de Alberto João Jardim foi comum a todas elas, que mereceram um chumbo por parte da maioria parlamentar do PSD local.

Nessas moções, os deputados do CDS-PP/Madeira abstiveram-se, o que não sucederia nesta moção socialista. Os centristas querem Jardim fora do Governo Regional.

“Chegou a hora de Alberto João Jardim sair, porque o presidente do Governo Regional é o problema e não a solução. Com a saída de Jardim, seria possível a nomeação, com apoio parlamentar, de um Governo de Salvação Regional para os próximos três anos”, sustentou líder do CDS/PP.

A esta posição do CDS madeirense junta-se a intransigência do Partido Socialista da Madeira, que através do seu líder pediu a demissão de Alberto João Jardim, em virtude do facto de o presidente do Governo Regional ter, segundo os socialistas, “mudado a regras do jogo” a meio do mandato, ao adotar novas medidas de austeridade que recaem sobre os madeirenses.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias