Nas Notícias

Macron desmente Trump na questão da NATO

O Presidente francês, Emmanuel Macron, negou hoje que os países membros da NATO se tenham comprometido a aumentar as despesas com defesa acima dos 2 por cento do PIB, desmentindo o seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

“Há um comunicado que foi publicado ontem [na quarta-feira, o primeiro dia da cimeira da NATO] e é muito detalhado”, disse Macron.

O documento “confirma o objetivo de 2 por cento [do Produto Interno Bruto de cada país para a defesa] até 2024, é tudo”, salientou.

Em conferência de imprensa no final da cimeira da organização, o Presidente francês considerou ainda que a Aliança Atlântica sai “muito mais forte” da reunião de dois dias, nomeadamente porque Trump disse que mantém o seu compromisso “de ter uma NATO forte”.

Num comunicado divulgado na quarta-feira, os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) reforçam o compromisso assumido em 2014 de travar os cortes nos gastos com a defesa e aumentar o orçamento para o setor, na medida do crescimento das respetivas economias, tendo como meta chegar a um orçamento de 2 por cento do PIB em 2024.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou-se hoje muito satisfeito com o compromisso assumido, em Bruxelas, pelos aliados dos Estados Unidos na NATO de aumentarem “substancialmente” as suas despesas militares, assumindo que na véspera foi “muito firme”.

Numa conferência de imprensa no final de uma reunião de emergência dos 29 membros da aliança atlântica sobre os contributos financeiros, e questionado sobre uma hipotética ameaça de os Estados Unidos se retirarem da organização transatlântica, Trump disse que provavelmente o poderia fazer, “mas não é necessário”, face à resposta dada pelos aliados, que aumentaram em 33 mil milhões de dólares as despesas desde o ano passado, montante que pode chegar aos 40.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias