Mundo

Louis Vuitton rejeita modelo que veste 36 por ser “demasiado grande”

Casos de como as marcas de roupa de luxo tratam as modelos já são conhecidos, principalmente as elevadas exigências que o mundo da moda acarreta, deixando milhares de jovens aspirantes a enfrentar distúrbios alimentares.

Um desses casos foi denunciado nas redes sociais pela modelo dinamarquesa Ulrikke Hoyer, de 20 anos, que foi dispensada de um desfile da Louis Vuitton por ser “demasiado grande”, apesar de vestir os números 34-36.

Segundo a BBC, a modelo ia participar num desfile da marca em Quioto, no Japão, no passado dia 14 deste mês. Ulrikke já estava no país, juntamente com outras modelos, quando foi informada de que não iria participar no desfile.

A responsável pelos castings, Alexia Cheval, disse à modelo que tinham tomado aquela decisão por ela ter a “barriga e a cara inchada”, acrescentando: “A Ulrikke só pode beber água nas próximas 24 horas”.

Nesse mesmo dia, quinta-feira, Alexia aconselhou a jovem modelo a passar um dia sem comer antes da prova de roupa da marca, agendada paro o dia seguinte, se quisesse ter um lugar no desfile. É de salientar que esta prova não chegou a realizar-se para a dinamarquesa, uma vez que foi dispensada.

Nas redes sociais, Ulrikke denunciou as “exigências e expectativas colocadas às modelos de alta-costura” que são “completamente inalcançáveis e danificam diretamente o corpo humano”.

Numa longa publicação, a dinamarquesa para além de descrever o episódio, considerou-o “uma experiência muito humilhante”, salientando a espécie de jogo mental que estas marcas fazem com as jovens modelos.

“Nessa mesma noite [quinta-feira] a Louis Vuitton organizou um jantar e karaoke para as modelos. Eu fiquei em casa a passar fome na cama porque não queria sentar-me e comer em frente a uma mulher que tinha dito que eu não precisava de comida”, conta Ulrikke.

“Acordei às duas da manhã cheia de fome. O pequeno-almoço começava às 06:30 e eu comi o mínimo possível. Estava com medo de encontrar a Alexia e a minha sorte foi que ela só chegou às 08h, quando já tinham levantado o meu prato da mesa. Ela disse-me bom dia e às outras raparigas e depois olhou para mim, depois para o meu prato inexistente e para mim outra vez. Estava a verificar se eu tinha comido”, prosseguiu a modelo.

Ao final desse dia, a agência que representa Ulrikke na Dinamarca informou-a que a Louis Vuitton tinha cancelado a sua participação no desfile.

Juntamente com a longa publicação, Ulrikke partilhou imagens suas em roupa interior para mostrar como estava fisicamente nesta altura. Segundo a mesma, as suas ancas medem 91,5 centímetros.

“Não posso aceitar a normalização de comportamentos deste tipo. Eles têm prazer em ter poder sob raparigas jovens e vão até extremos para obrigá-las a terem distúrbios alimentares. Eu sei que sou um produto e consigo lidar com isso, mas já vi demasiadas raparigas que são tão magras que eu nem entendo como conseguem andar ou falar”, escreveu.

A BBC entrou em contacto com a Louis Vuitton que, até ao momento, ainda não fez qualquer comentário relacionado com este caso.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias