Categorias: Desporto

Lisboa ergue estátua a Cosme Damião, FC Porto critica homenagem a “fundador de um clube”

Um comunicado do FC Porto tece críticas à Câmara de Lisboa, pela decisão de apoiar a construção de uma estátua de Cosme Damião, uma dos fundadores do Benfica. Para os dragões, trata-se de um “devaneio” pago pelos contribuintes, numa altura em que o país atravessa uma “grave crise”.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a comparticipação a um monumento que vai nascer na freguesia de Benfica, na requalificação do Jardim Botânico: uma estátua de homenagem a Cosme Damião, figura incontornável da história do clube da Luz.

A mais de 300 quilómetros de distância, surgiu a reação do FC Porto, através de um duro comunicado, intitulado “A Estátua”, onde os dragões manifestam discordância por uma decisão que apelidam de “devaneio” da autarquia de Lisboa, “pago pelos contribuintes”.

“A Câmara de Lisboa aprovou a comparticipação na construção de uma estátua do fundador do Benfica. E desta forma continuamos, todos nós, os que gostam de futebol e os que não gostam, os que são do Benfica e os que não são, a pagar os devaneios da classe política”, pode ler-se no site do FC Porto.

E prosseguem as críticas dos dragões, que invocam a crise financeira do país para lamentar que dinheiros públicos sirvam para construir estátuas a um fundador do Benfica.

“Numa altura em que se cortam salários e reformas baixíssimas”, lamenta o FC Porto, “a Câmara de Lisboa decide fazer-nos a todos pagar uma estátua do fundador de um clube”. O município da capital é o visado na crítica, mas percebe-se que o incómodo portista provém do facto de estar em causa uma figura do universo benfiquista.

Apesar de tudo, o FC Porto garante que não está em causa o clube. “Em causa não está uma qualquer associação entre uma câmara, ou outra entidade pública, num projeto que crie emprego, crie valor, mas sim o luxo de se continuar a gastar tão mal o dinheiro de todos nós”, pode ler-se.

E porque se trata do FC Porto, clube onde a ironia tem requinte, o comunicado termina com uma provocação. “Certamente, Lisboa receberá em breve outros monumentos de homenagem aos fundadores de outros clubes, pagos pelos portugueses de Monção a Vila Real de Santo António”.

As últimas linhas do comunicado do FC Porto são dedicadas a um pedido de desculpa: “O texto foi corrigido, eliminando a referência ao vereador Sá Fernandes, que não foi autor da proposta e a quem apresentamos as nossas desculpas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias