Categorias: MundoNas Notícias

Líder da Renamo promete combater a corrupção

“Queremos acabar com a corrupção e só a Renamo pode mudar a situação deste país”, disse o líder da Renamo, falando durante uma passeata pelas principais avenidas de Maputo, logo depois de aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo, após uma viagem de trabalho a Portugal.

Para Ossufo Momade, é hora de Moçambique conhecer uma mudança em todos níveis e o combate contra a corrupção deve ser uma prioridade.

“Hoje o país está de joelhos e isso não nos dignifica. Diariamente acompanho que fulano já entrou [está preso], é assim mesmo?”, questionou o líder da Renamo, em alusão às últimas detenções de dirigentes e governantes suspeitos de casos de corrupção.

Ossufo Momade criticou também a atuação dos órgãos de justiça, considerando que é preciso responsabilizar os altos quadros envolvidos em casos de corrupção.

“Estão a prender peixinhos enquanto os tubarões estão lá. Nós queremos que os tubarões entrem também”, frisou o presidente da Renamo.

Além do combate à corrupção, Ossufo Momade prometeu emprego para a juventude em Maputo.

“O jovem tem de ter emprego para dignificar a sua família. Por isso, é nossa obrigação criar postos de emprego para todos os jovens”, concluiu o líder da Renamo.

Ossufo Momade, 58 anos, foi eleito novo presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) em janeiro deste ano, após a morte, em maio de 2018, do líder histórico da principal força de oposição, Afonso Dhlakama.

Momade milita na principal força da oposição moçambicana desde a sua captura pelo movimento, em 1978, no distrito de Ribáue, província de Nampula.

General e bem conhecido no partido, é retratado como um homem discreto e não se lhe conhece nenhuma intervenção pública enquanto deputado da Assembleia da República (AR).

Ossufo Momade arranca com a campanha eleitoral ensombrado por uma crise interna provocada pela contestação à sua liderança pela autoproclamada Junta Militar, que congrega uma fação do braço armado da organização.

Mariano Nhongo, general da Renamo e líder da junta, ameaça fazer descarrilar o processo eleitoral, através de ações de violência armada, caso as reivindicações do grupo não sejam atendidas.

Além de Ossufo Momade, às presidenciais concorrem Filipe Nyusi, chefe de Estado moçambicano e candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, terceira força política no parlamento, e o candidato do partido extraparlamentar Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral (AMUSI), Mário Albino.

As eleições gerais de 15 de outubro vão, pela primeira vez, escolher os governadores das 10 províncias do país, que sairão dos cabeças-de-lista dos partidos concorrentes.

A eleição dos governadores provinciais é uma novidade que decorre da aprovação de um novo pacote de descentralização, no âmbito das negociações para o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo, assinado entre o Governo e a Renamo no dia 06 de agosto.

A CNE estima o custo das eleições em 14,6 mil milhões de meticais (203,3 mil milhões de euros) e o Governo já assegurou 56 por cento do orçamento, enfrentando um défice de 44 por cento.

Na quinta-feira, o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, disse à Lusa que o órgão aprovou 180 milhões de meticais (2,6 milhões de euros) para os 26 partidos concorrentes, uma verba que será canalizada por etapas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

27 de maio, nasce Isadora Duncan, a dançarina que quebrou as regras

Isadora Duncan nasceu em São Francisco, a 27 de maio de 1877. É considerada a…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias