Categorias: Nas Notícias

Leucemia: Doses reduzidas e aplicadas por nanotecnologia aumentam a sobrevivência nas crianças

Os tratamentos contra a leucemia em crianças apresentam são compostos por tóxicos que não diferenciam as células, pelo que investigadores da Universidade de Delaware apostam na nanotecnologia para ministrar doses mais reduzidas. Em resultado, o tempo de sobrevivência aumentou.

A redução da dose, para um terço, e a aplicação do tratamento por nanotecnologia pode aumentar o tempo de sobrevivência para as crianças com cancro. Um estudo realizado nos EUA, com modelos pré-clínicos de ratos com leucemia linfoblástica aguda (tipo de tumor que afeta o sangue), demonstrou que a principal vantagem desta técnica é a diminuição dos efeitos colaterais, pois os tratamentos convencionais são compostos por tóxicos que não conseguem diferenciar as células normais das cancerígenas.

Segundo o estudo, divulgado pelo Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, os investigadores do Departamento de Ciência e Engenharia dos Materiais da Universidade de Delaware e do Centro para Pesquisa do Cancro Infantil Nemours encapsularam um terço da dexametasona, um medicamento comum no tratamento da leucemia infantil, nos modelos pré-clínicos de ratos com leucemia linfoblástica aguda.

Os resultados, cujo resumo foi publicado na revista Molecular Pharmaceutics, demonstraram que o recurso à nanotecnologia permite dosear as partículas dos fármacos encapsulados no núcleo da célula, ao contrário do que acontece nos tratamentos convencionais de quimioterapia, com menor grau de precisão. Os principais medicamentos utilizados na quimioterapia contra a leucemia em crianças, acrescentou o coordenador da investigação, são tóxicos e não conseguem diferenciar as células cancerígenas das saudáveis.

Os cientistas estão agora a desenvolver esta técnica em crianças com cancro. Além dos bons resultados terapêuticos e sem efeitos colaterais significativos, o ensaio demonstrou que as crianças que receberam os medicamentos entregues através deste processo sobreviveram mais tempo do que aqueles que receberam o fármaco administrado de forma convencional.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias