Motores

Lando Norris diz que Vettel causou a penalização a Grosjean

Romain Grosjean perdeu três posições na grelha de partida para o Grande Prémio do Bahrain de F1 e um ponto na sua licença desportiva por ter bloqueado Lando Norris, mas o piloto da McLaren diz que o culpado deve ser Sebastian Vettel.

Segundo o jovem britânico o francês da Haas tinha sido ultrapassado por Vettel na abordagem da última curva do Circuito de Sakhir, o que fez Grosjean reduzir demasiado o andamento para evitar comprometer a volta lançada que estava prestes a iniciar, quando ficou no caminho de Norris, comprometendo a primeira volta lançada do piloto da McLaren.

Lando diz mesmo que o gaulês não podia ter feito mais nada, comparando o que Vettel fez a Fernando Alonso no incidente de qualificação para o Grande Prémio de Itália do ano passado com Kevin Magnussen.

“Para ser justo e ele só teve três segundos para a sua equipa lhe dizer que eu estava atrás de si se já não lho tivessem dito. Teria sido muito difícil para ele mudar tão repentinamente a sua abordagem e desistir de toda a sua volta. Pelo que disse ele não sabia que eu estava atrás dele até eu estar muito perto de lhe bater”, defendeu Lando Norris.

Para o jovem britânico não há muitas dúvidas: “Vettel lixou-o, o que não é algo muito bom em termos da forma como nós, competidores, temo de nos tratar uns aos outros. Eu tenho respeitar toda a gente. Se temos um carro à nossa frente não podemos apenas ultrapassá-lo na última curva, como fizeram Magnussen e Fernando Alonso no ano passado em Monza, porque acaba por se estragar as voltas de qualificação de ambos”.

“Acho que ele (Grosjean) fez o que podia fazer quando se apercebeu que eu estava lá. Mas acabou por me estragar a volta. Se, por qualquer razão, eu não tivesse feito uma segunda volta de qualificação não teria chegado sequer à Q2”, considerou ainda Norris, que acabou por atingir a derradeira qualificação e vai partir para a corrida de hoje de nono, devido à penalização a Grosjean.

O francês da Haas diz que pediu desculpas a Norris mas mostrou-se furioso com as atitudes de Vettel, bem como com o facto da sua equipa não lhe ter dito pela rádio que Norris se estava a aproximar dele a toda a velocidade.

Depois de alguns impropérios, Romain Grosjean referiu-se ao incidente: “Provavelmente termos de olhar para coisas destas no futuro, porque é uma reptição do passado. Acho que Vettel fez asneira aqui. Ele não respeitou uma regra básica, de não ultrapassar antes da última curva. Ele passou-me a toda a mecha e ficou há minha frente, por isso tive de dar três ou quatro segundos”.

“Não me dei conta de que Vettel faria o que fez, e por isso não consegui dar espaço a Norris. E foi por isso que provavelmente eles (equipa Haas) não me disseram que Norris estava numa volta lançada. Normalmente somou muito bons no tráfego, mas desta vez correu mal”, acrescentou o francês.

Por tudo isto quem também não ficou contente com o sucedido foi o chefe da Haas, Guenther Steiner, para quem a penalização ao seu piloto foi totalmente injusta: “Ele não fez nada de mal. Ele não recebeu qualquer aviso pela rádio. Porque deveria ter sido penalizado? É totalmente imerecido. É uma penalização que não faz qualquer sentido. Até podemos discutir o que sucedeu, mas castigá-lo com a penalização na grelha….”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias