Categorias: Nas Notícias

João Jardim contraria Passos Coelho e mantém Carnaval na Madeira

O Carnaval continua intocável na Madeira. O Governo Regional volta a contrariar as orientações do Estado e concederá tolerância de ponto na terça-feira de Entrudo, mas vai ainda mais longe: a tolerância dura até quarta-feira de manhã.

O Governo Regional da Madeira garantiu que na quadra carnavalesca “será observado o mesmo sistema dos anos anteriores”, ou seja, haverá tolerância de ponto na terça-feira de entrudo em todos os serviços, institutos e empresas públicas. A decisão, que partiu da presidência, estende a mesma tolerância a parte da manhã de quarta-feira.

A justificação é a óbvia: os festejos do Carnaval têm muito “impacto na economia da RegiãoAutónoma”, para além da “contribuição que a população dá para o seu alto nível”. Não admira que a festa se prolongue durante uma semana: arranca dia 15 e só termina a 22 de fevereiro.

“Os ritmos próprios da época, evocados ao som das marchas e das bandas filarmónicas, farão do Funchal o palco por excelência de uma festa que, anualmente, associa, na perfeição, a alegria, a animação, a sátira e a folia, envolvendo e despertando as atenções de residentes e visitantes”, justifica o Governo Regional, na mensagem que acompanha o programa oficial dos festejos.

No programa consta o cortejo de sábado à noite, com início na Praça da Autonomia e desfile pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses até terminar na Avenida Francisco Sá Carneiro, concentrando-se na Praça do Mar. Há ainda o cortejo de terça-feira, o “Trapalhão”, em que o desfile se rege mais livremente. É neste que o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, não surpreenderá ninguém se aparecer em cuecas.

Recorde-se que no Funchal já haveria tolerância de ponto para os funcionários municipais. “É um dia importante para o concelho em termos de receitas e tem um efeito económico multiplicador”, defendeu o presidente da Câmara, Miguel Albuquerque, que apesar de ser do PSD se tem assumido como forte crítico de Alberto João Jardim. 

Esta não é a primeira vez que o presidente do Governo Regional toma uma posição contrária ao Governo do País. Em 1993, quando o primeiro-ministro Cavaco Silva tomou a famosa decisão de acabar com o feriado de Carnaval (para aumentar a “produtividade”), João Jardim manteve os festejos na Madeira. Em 2012, com o primeiro-ministro Passos Coelho a terminar com a tolerância de ponto (para aumentar a “produtividade”), o Governo da Madeira mantém a tolerância de ponto numa região que vive com medidas especiais de austeridade.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias