Categorias: TV

As modelos iranianas que fizeram fotos sem usar véu foram detidas

Depois do Facebook, o Instagram. As autoridades do Irão realizaram uma megaoperação para identificar os autores de um crime ‘bárbaro’: publicar fotografias de mulheres com o cabelo descoberto. Por não usarem o véu, são imagens “não islâmicas”. Oito pessoas foram detidas.

Pode não acreditar, mas é verdade. Ao abrigo de uma lei de 1979, que permite às mulheres revelar o rosto desde que o cabelo esteja tapado pelo véu, a polícia identificou mais de 170 profissionais da moda (modelos, fotógrafos, designers, maquilhadores e jornalistas) e deteve (oficialmente, pelo menos…) oito delas por publicarem fotografias “não islâmicas” no Instagram.

A situação nem é propriamente nova, como lembrou Mostafa Alizadeh, um porta-voz do Centro para a Vigilância e Combate do Cibercrime Organizado, Mostafa Alizadeh, lembrando uma ação semelhante em 2013: “Esterilizar o ciberespaço popular é o nosso objetivo. Fizemo-lo em 2013 com o Facebook e agora voltamo-nos para o Instagram”.

“Promiscuidade”

Javad Babaei, procurador do Tribunal de Cibercrimes de Teerão, foi à televisão estatal ‘explicar’ que as agências de modelos são responsáveis por “produzir e a espalhar a promiscuidade e uma cultura imoral e não islâmica”, pois são autores de um quinto das publicações “não islâmicas” no Instagram.

Uma modelo, Elham Arab, foi mesmo interrogada em direto, mas tapando o cabelo com um lenço: já ‘bastou’ as fotos ‘vergonhosas’ que publicou no Instagram com os cabelos descobertos.

“Podem ter certeza de que nenhum homem vai querer casar-se com uma modelo cuja fama venha da perda da honra”, ‘confessou’ a modelo, em direto para todo o país.

programa de TV. Não, o principal responsável era “o inimigo”, forma como o Irã denomina o Ocidente e suas influências indesejáveis.

“O inimigo está a investir para criar uma geração sem nenhuma força de vontade. Precisamos evitar quaisquer ações que contrariem os valores do ‘establishment’”, salientou o procurador do Tribunal de Cibercrimes.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias