Categorias: Nas Notícias

Investigadores portugueses dão importante contributo para aplicação da terapia génica

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra conseguiu superar um dos grandes entraves da terapia génica. Esta solução inovadora foi testada em linhas celulares cancerígenas, mas a sua potencial aplicação estende-se a várias patologias que envolvem fatores genéticos, como as doenças neurodegenerativas.

Um dos grandes entraves ao sucesso da aplicação da terapia génica – tratamento que consiste em transferir material genético exógeno para células-alvo, por forma a corrigir doenças que envolvam fatores genéticos, como por exemplo o cancro – é o transporte e entrega eficiente do material genético às células alvo.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), conseguiu ultrapassar este grande obstáculo, desenvolvendo um “veículo” de transporte à base de dois polímeros completamente catiónicos (um polímero que tem uma distribuição de cargas positivas em toda a sua cadeia).

Os resultados da investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foram tema de capa da última edição da revista científica ‘Macromolecular Bioscience’.

O nanossistema concebido pela equipa da UC, nos últimos quatro anos, é uma espécie de “novelo formado pelo emaranhado de polímero e genes que assegura o transporte eficaz do material até às células-alvo, protegendo-o e impedindo a sua destruição ao longo do percurso”, ilustram os coordenadores do estudo, Jorge Coelho e Henrique Faneca.

A solução inovadora foi testada em linhas celulares cancerígenas, mas a sua potencial aplicação estende-se a várias patologias que envolvem fatores genéticos, como as doenças neurodegenerativas.

Nas experiências realizadas, após complexos estudos que permitiram encontrar a estrutura certa do novo polímero com propriedades favoráveis à entrega do material genético, demonstrou-se que “os genes chegaram ao destino com sucesso, apresentando o novo nanossistema uma toxicidade reduzida”.

“Outra caraterística importante deste ‘veículo’ é o facto de conseguir conduzir uma grande quantidade de genes com uma reduzida porção de polímero”, notam os investigadores que pretendem prosseguir com o estudo, agora em modelos animais.

A equipa responsável pela investigação é composta por Rosemeyre Cordeiro, Dina Farinha, Nuno Rocha, Arménio Serra, Henrique Faneca e Jorge Coelho.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 28 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 28 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias