Inventa International lança Barómetro Patentes Made in Portugal 2020

Barómetro revela a origem dos pedidos de patentes, a crescente internacionalização e os setores tecnológicos mais inovadores em Portugal.

Com vista a acompanhar a evolução dos pedidos de proteção de patentes em Portugal, a Inventa International, consultora especializada em propriedade intelectual, lança o Barómetro Patentes Made in Portugal 2020 que apresenta estatísticas e indicadores desde os anos 2000.

A Inventa International recorreu a bases de dados disponibilizadas pela WIPO (Organização Mundial de Propriedade Industrial), pelo EPO (Instituto Europeu de Patentes), consultando dados desde 2000 a 2018, assim como a estatísticas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e dos relatórios anuais do INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial).

O Barómetro Inventa Patentes Made in Portugal revela o crescimento de pedidos de patentes ao longo dos anos e a tendência de crescimento de patentes concedidas ou válidas existentes em diversos países do mundo.

As invenções desenvolvidas por requerentes nacionais estão cada vez mais a internacionalizar-se, sendo submetidas maioritariamente perante o Instituto Europeu de Patentes (EPO) e o Instituto Norte-Americano de Patentes e Marcas (USPTO). Ainda assim, destacam-se os avanços notáveis no aumento de pedidos de patente, nomeadamente desde 2017, apresentados perante o Instituto Chinês de Patentes.

O barómetro destaca também o aumento de pedidos de patentes em setores tecnológicos, inclusive nas chamadas “tecnologias verdes”, assim como o aumento de pedidos na indústria farmacêutica, engenharia civil ou química orgânica fina, demonstrando uma crescente aposta na investigação e inovação nacional.

Feita uma análise ao ano de 2019, constata-se que foram submetidos 272 pedidos de patente Europeia em comparação com os 221 pedidos de 2018, destacando-se a evolução de pedidos nas regiões geográficas do Norte (o número de pedidos aumentou 40,4% quando se comparam os dados de 2019 com os respetivos dados de 2018), em Lisboa (aumento de 47.5%) e Alentejo, cujos números mais do que duplicaram em 2019.

Apesar do notável avanço que se tem feito sentir nos últimos vinte anos, Portugal é apenas o 32.º país em termos de total de pedidos de patente Europeia (segundo estatísticas oficiais do EPO em 2019) e ocupa a 39.ª posição no ranking de total de pedidos de patente submetidos por pais de origem (segundo o relatório de Propriedade Intelectual da Organização Mundial da Propriedade Industrial de 2019).

Porém, analisando a evolução dos pedidos nacionais ao longo dos anos, para Vítor Moreira, um dos responsáveis pela realização do Barómetro Inventa Patentes Made in Portugal 2020, “este estudo demonstra a elevada qualidade das tecnologias desenvolvidas por empresas ou inventores portugueses, que se reflete na quantidade de patentes concedidas; a tendência crescente de internacionalização das mesmas e a variedade dos setores tecnológicos que incluem tecnologias ambientalmente amigáveis”.

O barómetro Inventa Patentes Made in Portugal 2020 pretende ter periodicidade anual ou bianual, com vista ao acompanhamento da evolução de pedidos de patentes em Portugal.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias