Ciência

Inteligência artificial pode ajudar operações a cancro no cérebro

A Inteligência Artificial (IA) pode permitir uma análise “quase em tempo real” de um tumor no cérebro durante a operação para o remover, ajudando os cirurgiões de forma mais “segura e precisa”, indica um estudo hoje divulgado.

A ferramenta, testada por uma equipa de investigadores norte-americanos, pode dizer em menos de dois minutos e meio se as células removidas são cancerígenas ou não, contra 20 a 30 minutos de uma análise convencional, segundo um artigo publicado hoje na revista Nature Medicine.

Os investigadores combinaram uma técnica de imagem a laser inovadora com um algoritmo baseado na análise de mais de 2,5 milhões de imagens de biopsias.

“Com esta ferramenta estamos mais bem equipados para conservar os tecidos saudáveis e apenas remover os tecidos contaminados pelas células cancerígenas, o que se traduz por menos complicações e por melhores resultados para os doentes com cancro”, disse o neurocirurgião Daniel Orringer, da Universidade de Nova Iorque, citado pela agência de notícias AFP.

De acordo com o especialista, “em neurocirurgia e em muitos outros domínios da cirurgia dos cancros a deteção e o diagnóstico de tumores durante a operação são essenciais para fazer o procedimento cirúrgico mais apropriado”.

A partir da amostra colhida o programa permite dizer que tipo de tumor se trata, entre os 10 tipos mais comuns de cancro no cérebro, com uma eficácia comparável à dos médicos patologistas, segundo o estudo.

Num ensaio clínico que incluiu 278 doentes com tumor cerebral, a ferramenta de IA estabeleceu um diagnóstico correto em 94,6% dos casos, contra 93,9% da análise humana.

“De forma surpreendente, em todos os casos em que os patologistas se enganaram o nosso algoritmo estava certo, e em todos os casos em que o algoritmo se enganou os patologistas estavam certos”, observou Orringer.

Segundo os autores da investigação, a ferramenta poderia melhorar a pertinência da análise humana e superar a falta de especialistas em locais onde eles não são suficientes.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: Cancrohome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias