Categorias: Desporto

Insúa e Wolfswinkel erguem Sporting na Europa (crónica)

Sporting alcança uma vitória justa na estreia na Liga Europa, depois de uma entrada muito forte no jogo frente ao Zurique, na Suíça. Insúa e Wolfswinkel carimbaram um triunfo que abre horizontes além-fronteiras e serena os ânimos.

O conjunto de Alvalade entrava em campo na ressaca de uma reviravolta inspiradora, na última jornada do campeonato, mas enfrentava, acima de tudo, os fantasmas de um mau arranque de temporada.

Domingos Paciência fez apenas duas alterações na equipa, relativamente à última partida, sendo que uma delas forçada, devido à impossibilidade de utilizar Elias. Carrillo entrou no seu lugar e Wolfswinkel sentou Bojinov no banco. Izmailov ficou fora do onze e do banco de suplentes.

Os primeiros minutos trouxeram um lance capital na partida. O golo de Insúa, logo aos quatro minutos, mais do que colocar o Sporting na frente do marcador, fortaleceu a equipa, tranquilizando-a, e eliminou todos os fantasmas.

Após um cruzamento de Schaars, Insúa surge a cabecear na área para o poste mais distante e abre caminho para o triunfo. O Zurique, adversário em teoria complicado, sentiu o golo sofrido e tardou a reagir.

Só num livre indireto ameaçou a rede de Ricardo Patrício, com um remate ao poste. A sorte protegeu a audácia leonina. Sem deixar que a sombra do empate importunasse a equipa, o Sporting partiu para o ataque e reforçou a liderança no marcador.

Schaars e Insúa constroem um bom lance de ataque do lado esquerdo, com o marcador do primeiro tento a oferecer a Wolfswinkel o segundo. O holandês não falhou e aumentou a vantagem para 2-0, ainda com muito tempo para jogar.

Garantida uma vantagem folgada, cumpria ao Sporting espreitar o golo sem correr riscos. E a turma leonina conseguiu-o, sem grandes dificuldades.

A segunda parte trouxe a mesma estratégia e um único grande susto. Aos 71 minutos, Patrício evita o 1-2 e aos 77 vê mais uma bola bater no poste. Foi o momento mais delicado para os leões, mas sem expressão no marcador. O Zurique ameaçava, mas ficava-se pelas intenções.

Com o correr do relógio o 3-0 esteve sempre mais próximo do que o 2-1. E só nos minutos de compensação os suíços voltaram a assustar o guardião português.

Um Sporting ousado e seguro sobe, assim, à liderança do grupo D, depois da concluída a primeira jornada. Mais do que um triunfo, Domingos parece conquistar uma equipa. Curiosamente, sem Izmailov e Carriço, duas pedras que se julgava serem fundamentais.

Veja os golos do Sporting:

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias