Desporto

Insúa e Wolfswinkel erguem Sporting na Europa (crónica)

Sporting alcança uma vitória justa na estreia na Liga Europa, depois de uma entrada muito forte no jogo frente ao Zurique, na Suíça. Insúa e Wolfswinkel carimbaram um triunfo que abre horizontes além-fronteiras e serena os ânimos.

O conjunto de Alvalade entrava em campo na ressaca de uma reviravolta inspiradora, na última jornada do campeonato, mas enfrentava, acima de tudo, os fantasmas de um mau arranque de temporada.

Domingos Paciência fez apenas duas alterações na equipa, relativamente à última partida, sendo que uma delas forçada, devido à impossibilidade de utilizar Elias. Carrillo entrou no seu lugar e Wolfswinkel sentou Bojinov no banco. Izmailov ficou fora do onze e do banco de suplentes.

Os primeiros minutos trouxeram um lance capital na partida. O golo de Insúa, logo aos quatro minutos, mais do que colocar o Sporting na frente do marcador, fortaleceu a equipa, tranquilizando-a, e eliminou todos os fantasmas.

Após um cruzamento de Schaars, Insúa surge a cabecear na área para o poste mais distante e abre caminho para o triunfo. O Zurique, adversário em teoria complicado, sentiu o golo sofrido e tardou a reagir.

Só num livre indireto ameaçou a rede de Ricardo Patrício, com um remate ao poste. A sorte protegeu a audácia leonina. Sem deixar que a sombra do empate importunasse a equipa, o Sporting partiu para o ataque e reforçou a liderança no marcador.

Schaars e Insúa constroem um bom lance de ataque do lado esquerdo, com o marcador do primeiro tento a oferecer a Wolfswinkel o segundo. O holandês não falhou e aumentou a vantagem para 2-0, ainda com muito tempo para jogar.

Garantida uma vantagem folgada, cumpria ao Sporting espreitar o golo sem correr riscos. E a turma leonina conseguiu-o, sem grandes dificuldades.

A segunda parte trouxe a mesma estratégia e um único grande susto. Aos 71 minutos, Patrício evita o 1-2 e aos 77 vê mais uma bola bater no poste. Foi o momento mais delicado para os leões, mas sem expressão no marcador. O Zurique ameaçava, mas ficava-se pelas intenções.

Com o correr do relógio o 3-0 esteve sempre mais próximo do que o 2-1. E só nos minutos de compensação os suíços voltaram a assustar o guardião português.

Um Sporting ousado e seguro sobe, assim, à liderança do grupo D, depois da concluída a primeira jornada. Mais do que um triunfo, Domingos parece conquistar uma equipa. Curiosamente, sem Izmailov e Carriço, duas pedras que se julgava serem fundamentais.

Veja os golos do Sporting:

https://www.youtube.com/watch?v=LCGfpnJ48wE

Em destaque

Subir