Categorias: MundoNas Notícias

Instituto Camões ajuda Cabo Verde a digitalizar oito mil documentos históricos

O Instituto Camões vai ajudar o Arquivo Nacional de Cabo Verde a digitalizar e resgatar oito mil documentos históricos existentes em Portugal, para estarem acessíveis aos cabo-verdianos, conforme protocolo hoje assinado, na cidade da Praia.

O protocolo foi assinado visando a operacionalização do projeto “Resgate”, desenvolvido por Cabo Verde para recuperar, por via digital, registos históricos existentes no Arquivo Histórico Ultramarino e no Arquivo Nacional Torre Tombo, em Portugal.

O presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, disse que o programa visa “recuperar sinais vitais do passado para iluminar o futuro”.

O Instituto Camões vai financiar 80 por cento do projeto, que tem por objetivo digitalizar um grande acervo sobre a vida de Cabo Verde no período colonial, antes da independência do país, em 1975, designadamente entre os séculos XVI e XIX.

Depois disso, os documentos serão disponibilizados ao Arquivo Nacional de Cabo Verde, que os colocará aos dispor de estudantes, investigadores e pesquisadores do país africano, “para que conheçam um pouco a sua história e a história comum”.

Para o presidente do Instituto Camões, o projeto “Resgate” é muito interessante, porque coloca a cultura no centro das prioridades da cooperação entre Portugal e Cabo Verde e é um setor prioritário no Programa Estratégico de Cooperação (PEC).

“Acho que é um projeto de muita relevância. O Camões financia 80 por cento do projeto, que é para se estender para três anos”, adiantou o embaixador Luís Faro Ramos, que falava na Escola de Negócios e Governação (ENG), da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que está a comemorar 20 anos do Centro de Língua Portuguesa, na cidade da Praia.

Luís Faro Ramos, presidente do Instituto Camões há dois anos, sublinhou a importância e o trabalho feito em duas décadas por este que é um dos quase 80 centros em todo o mundo, que se dedica sobretudo à formação de professores de português.

Entretanto, a escrita e a fala da língua portuguesa em Cabo Verde, onde é língua oficial, são muitas vezes criticadas, mas Luís Faro Ramos considerou que o ensino da língua portuguesa não deve ser feito de maneira uniforme em todos os países lusófonos.

“Há países onde o português é ensinado como língua materna, há outros onde é ensinado como língua segunda, tentamos adaptar aquilo que é a necessidade e procura do país parceiro. No caso de Cabo Verde, penso que temos contribuído de uma maneira positiva para formar professores e para que a qualidade do ensino da língua portuguesa se venha a consolidar”, afirmou.

Para os próximos anos, Luís Faro Ramos garantiu que o Instituo Camões vai continuar a fazer o mesmo trabalho em Cabo Verde, tanto na cooperação para o desenvolvimento como na cultura e na língua.

Além destas duas atividades, o presidente do Instituto Camões realizou hoje visitas ao novo ‘campus’ da Uni-CV, ao projeto de informatização do registo criminal, às instalações do Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal do Ministério da Justiça e à capela gótica da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias