Categorias: Nas Notícias

Inquérito ao BPN: Assunção Esteves ameaçou demitir-se perante posições antagónicas entre PS e PSD/CDS-PP

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a constituição de uma nova comissão e inquérito à gestão e reprivatização do BPN, na sequência de um acordo conseguido esta quinta-feira na conferência de líderes parlamentares. No plenário, Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República ameaçou demitir-se por causa do inquérito ao BPN.

O plenário dos deputados votou o projeto de deliberação apresentado pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que prevê a “constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao processo de nacionalização, gestão e alienação do Banco Português de Negócios, S.A.”.

Os líderes parlamentares, que haviam reunido na quinta-feira à noite, decidiram, por consenso, dar procedimento à iniciativa potestativa do PS de constituição imediata de uma comissão de inquérito relacionado com o BPN.

Assunção Esteves adiantou que foi redigido um texto que faz convergir os pressupostos desta iniciativa do PS, que é também assinada por PCP, BE e PEV, com os objetivos da proposta de comissão de inquérito apresentada pela maioria PSD/CDS-PP.

Ainda na reunião de quinta-feira, Assunção Esteves ameaçou demitir-se perante posições antagónicas entre o PS e a maioria PSD/CDS, que chegou mesmo a anunciar a intenção de avançar com a votação de urgência em plenário da sua resolução para uma comissão de inquérito eventual.

A presidente da Assembleia da República ameaçou por duas vezes abandonar as suas funções, sentindo-se desautorizada pela maioria que suporta o Governo.

Na base desta ameaça está o facto da presidente ter anunciado que estava de acordo com o requerimento apresentado pelos partidos da esquerda, argumentando precisamente com o facto desta iniciativa ter carácter potestativo.

Esta reunião foi convocada na quinta-feira depois de o PS e de a maioria PSD/CDS-PP terem ambos proposto comissões de inquérito com o mesmo objetivo, mas com prazos para o início dos trabalhos diferentes e utilizando instrumentos regimentais distintos.

Segundo explicou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, no final da reunião da conferência de líderes, a comissão de inquérito será constituída de imediato, mas a parte relativa à reprivatização do BPN só será analisada quando este processo estiver concluído.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias