Categorias: Nas Notícias

Inquérito: ANA avalia Aeroporto de Lisboa após detenção de suspeito na pista

A detenção de um alegado terrorista em plena pista do Aeroporto de Lisboa levou o regulador, a ANA, a anunciar a abertura de um inquérito para avaliar a segurança. O suspeito, detido desde quinta-feira, terá confessado ter recebido treino num campo de islamitas radicais.

Casa roubada, trancas à porta: depois de um alegado terrorista ter sido detido quando tentava entrar ilegalmente num avião, em Lisboa, o supervisor dos aeroportos anuncia a abertura de um inquérito à segurança do Aeroporto da Portela.

O caso ocorreu na noite de quinta-feira, quando um homem tentou subir ao trem de aterragem de um avião da TAAG, a transportadora aérea angolana, que estava prestes a levantar voo para Luanda.

O suspeito ficou detido desde esse dia e terá confessado, aos inspetores da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ), que esteve num campo de treino de islamitas radicais.

Na sequência do acidente, a ANA, Aeroportos de Portugal revelou que vai abrir um inquérito interno para avaliar a segurança do Aeroporto da Portela, de forma a apurar como é que um homem, armado, conseguiu chegar à pista do aeroporto.

Os resultados do inquérito vão permitir também reforçar a segurança para evitar que outros suspeitos consigam entrar em zonas interditas ao público, complementou o regulador.

O detido tem nacionalidade holandesa, mas é de origem angolana. Estaria já referenciado pelos serviços secretos holandeses como um terrorista treinado na Síria.

Na noite da detenção, o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, comissário Rui Costa, adiantou à Lusa que o suspeito tem 29 anos e foi encontrado e detido por intrusão em lugar vedado ao público, estando ainda na posse de uma arma branca.

Carlos Vicente, o porta-voz da TAAG, acrescentou que o homem foi detido junto de um avião que estava prestes a levantar voo rumo a Luanda.

O suspeito ficou detido porque o juiz Carlos Alexandre entendeu que havia elevado perigo de fuga, principalmente por se tratar de um estrangeiro, e a necessidade de tempo para concluir a investigação sobre a presença de um alegado terrorista em Portugal.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias