Nas Notícias

Idosos portugueses testam tecnologia ‘capacitadora’ que ajuda a comer melhor

O Cordon Gris foi desenvolvido em parte por investigadores portugueses que criaram um algoritmo que recomenda refeições baseadas nas necessidades de cada pessoa. Os testes piloto em Portugal terminaram este mês.

“Que tal um bacalhau cozido para o jantar? É uma refeição equilibrada e nutritiva, tipicamente portuguesa como gosta, e os ingredientes serão entregues à sua porta.”

Podia ser um amigo a falar, mas este ‘companheiro’ é uma tecnologia inovadora que promete fazer a diferença na vida dos idosos, incentivando-os a comer de forma mais saudável.

A solução chama-se Cordon Gris e, através do processamento inteligente de dados, este ‘companheiro’ reúne a informação relevante para uma dieta saudável, e oferece recomendações personalizadas ao utilizador.

Foi esta a realidade vivida por cerca de 30 idosos, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que durante os últimos 6 meses participaram no piloto do Cordon Gris. “Foi uma experiência nova, inesperada. Fui aprendendo. Ao início não acreditava muito no resultado final. Mas valeu a pena!”, afirma uma das participantes, de 75 anos.

“Foi maravilhoso participar, fazer refeições mais saudáveis e mais em conta, e acho que deve ser um projeto a repetir”, diz outra das voluntárias, de 79 anos, que testou a tecnologia.

Estes testes pilotos foram possíveis graças à tecnologia desenvolvida no centro de investigação FhP-AICOS (Fraunhofer Portugal AICOS), em parceria com a Sonae MC e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Em muitos países, uma das principais causas de fragilidade em idosos é a malnutrição, o que pode ter consequências sérias para a saúde e independência destas pessoas. Foi a pensar neste problema que os investigadores portugueses desenvolveram o Cordon Gris, um software aliado a uma app capacitadora para encorajar os idosos a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis.

O software recolhe informação de diferentes fontes, como a monitorização de atividade física, tabelas de composição de alimentos, e dados de operadores de retalho. Ao analisar toda esta informação, gera recomendações que conjugam necessidades nutricionais, gostos pessoais e a disponibilidade de ingredientes, e até efetua a compra e encomenda de ingredientes e refeições pré-preparadas, através da integração com o Continente online.

O projecto Cordon Gris, além dos parceiros nacionais, conta ainda com uma rede de empresas multinacional, da qual fazem parte a Red Ninja Studios e a Can Cook, do Reino Unido, assim como a Unie KBO, dos Países Baixos, para a implementação do software e distribuição de alimentos nos respetivos países. A tecnologia está ainda a ser testada nos Países Baixos e Reino Unido. O próximo passo será entrevistar os participantes de modo a avaliar o seu impacto e perceber como a solução pode ser melhorada no futuro.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: Idosos

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias