Hospital de Guimarães acusado de cortes ilegais no salário de enfermeiros em greve

O Hospital de Guimarães marcou faltas injustificadas aos enfermeiros que estiveram em greve, o que originou cortes nos salários. Alguns profissionais ficaram mesmo a dever dinheiro ao hospital. A Ordem dos Enfermeiros já anunciou que vai contestar esta “ilegalidade”.

Em causa estão os 17 enfermeiros que fizeram greve em setembro por não serem pagos como especialistas, apesar de fazerem este serviço. Para além de abrir um processo disciplinar contra estes profissionais de saúde, o Hospital de Guimarães ‘castigou-os’ com faltas injustificadas, o que deu origem a cortes salariais.

Houve assim enfermeiros que no final do mês receberam 90 ou apenas 14 euros de salário, denunciou a delegada sindical Gorete Pimentel. Mas houve ainda o caso de três enfermeiros “com saldo negativo”, ou seja, ficaram a dever dinheiro… à entidade patronal.

“Temos três enfermeiros com saldo negativo, duas que estão de licença sem vencimento (penso que por causa da gravidez) e uma que esteve a trabalhar em setembro e está a dever dinheiro ao Hospital”, revelou Gorete Pimentel.

A Ordem dos Médicos já considerou “ilegal” o corte nos salários de trabalhadores em greve, mas o Hospital de Guimarães argumenta estar “pura e simplesmente a cumprir a lei”.

Os enfermeiros em greve iniciaram “um processo de recusa de assistência a mulheres grávidas e aos seus fetos, colocando em risco essas mulheres e os seus futuros filhos”, explicou o presidente do Conselho de Administração do hospital, Delfim Rodrigues, acrescentando que tal configura “faltas injustificadas e, por conseguinte, dão origem a um processo disciplinar”.

A bastonária da Ordem dos Advogados, Ana Rita Cavaco, associou-se hoje ao protesto contra os cortes nos vencimentos de quem fez greve e salientou que a entidade “nomeou um advogado, já no mês passado”, para “agir contra o Conselho de Administração e contra o ministro da Saúde”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias