Categorias: Nas Notícias

Hospital de Torres Vedras: Salários em atraso levam a única oncologista a pedir a demissão

A única oncologista no Hospital de Torres Vedras apresentou a demissão pela segunda vez em dois meses. Com salários em atraso, Conceição Cocco acusa a administração de seguir princípios “economicistas e pouco éticos” ao recusar tratar doentes com cancro.

Em risco de perder doentes para Lisboa e com remunerações em atraso, a única médica especialista em oncologia no Hospital de Torres Vedras (HTV) ameaça ‘bater com a porta’. Pela segunda vez nos últimos dois meses, Conceição Cocco apresentou a carta de demissão, baseada no facto de ter remunerações em atraso.

Para a médica, mais importante do que receber “o salário a horas” é ter serviço: Conceição Cocco acusa a administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) de, por critérios “economicistas e pouco éticos”, recusar o tratamento a doentes com cancro.

“Mantenho a minha disponibilidade, desde que receba o salário a horas e que não sejam recusados doentes que foram operados nos hospitais em Lisboa”, garantiu a especialista, em declarações à Lusa, argumentando terem sido esses os argumentos que apresentou nas duas cartas de demissão que já enviou.

Salientando nunca ter recebido uma resposta da administração a essas cartas, a oncologista assegura que o HTV estará a recusar atender doentes com cancro que foram operados nos hospitais de Lisboa, calculando uma média de recusas entre os seis a oito pacientes por ano. No entender de Conceição Cocco, bastaria “um acerto de contas” entre as unidades de saúde (em relação aos tratamentos) para evitar que um paciente tenha de “andar quilómetros” só para ser atendido em Lisboa.

O motivo invocado para a demissão é, contudo, o não pagamento atempado das remunerações. A médica frisa ter salários em atraso ainda de 2012: setembro de 2011 e partes do ano passado terão sido liquidadas em “encontro de contas”, com o Centro Hospitalar de Lisboa Central, mas alegados motivos burocrático têm impedido a profissional de receber as remunerações restantes de 2012.

À Lusa, Conceição Cocco afirmou que ainda se mantém a dívida em relação ao ano em curso.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias