Categorias: Fórmula 1Motores

Hamilton resiste ao ataque final de Raikkonen para se impor no Bahrain

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Barhain de Fórmula 1 disputado este domingo, somando o seu terceiro triunfo da temporada. Um êxito que por pouco não acontecia, já que problemas de travões no seu Mercedes permitiram a rápida aproximação de Kimi Raikkonen no final da corrida.

Se no começo da prova Hamilton conseguiu assumir a liderança tirando partido de largar da ‘pole position’, e logrou uma vantagem confortável sobre o seu companheiro de equipa Nico Rosberg, depois deste ter deixado Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen para trás, a parte final da corrida revelou-se uma grande surpresa.

Os dois pilotos da Mercedes que dominaram grande parte da prova, foram subitamente surpreendidos com dificuldades de travões, ante um Raikkonen que optou por uma estratégia completamente diferente dos seus adversários, ao optar por pneus macios para o último terço da corrida.

O finlandês da Ferrari, que rodou durante quase toda a prova no quarto posto atrás do seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, parou mais tarde do que os seus adversários e contou com pneus mais frescos para as derradeiras voltas.

Isso permitiu a Kimi Raikkonen não apenas levar vantagem sobre Vettel, mas também ir-se aproximando rapidamente de Rosberg, que tal como a maioria dos pilotos optou por utilizar pneus médios da Pirelli para o último terço da corrida.

A poucas voltas do fim o finlandês conseguiu mesmo ‘roubar’ a segunda posição ao alemão da Mercedes, partindo de imediato em busca do líder. Só que para felicidade de Hamilton quando Kimi chegou à traseira do seu Mercedes a meta estava à vista e a vitória já não fugiu ao campeão do mundo.

Se Nico Rosberg conseguiu conservar o último lugar do pódio, apesar das dificuldades sentidas no seu monolugar, Valtteri Bottas também logrou defender a quarta posição dos ataques de Sebastian Vettel.

O piloto alemão, que no início da corrida chegou a rodar no segundo posto, complicou a sua prova ao danificar a asa dianteira do seu Ferrari num corretor, Isso obrigou-o a uma paragem imprevista nas boxes.

Quando Vettel procurou recuperar para um possível lugar no pódio, deparou-se com um intransponível Bottas, que beneficiou de uma estratégia idêntica à de Raikkonen – montando pneus macios no seu Williams para o último terço da prova.

Felipe Massa não conseguiu acompanhar o andamento do seu companheiro de equipa, atrasando-se devido a problemas elétricos no seu monolugar, quase ‘caindo’ para fora do top dez final.

Classificação final

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h35m05,809s
2.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 3,380s
3.º Nico Rosberg (Mercedes) + 6,033s
4.º Valtteri Bottas (Willliams) + 42,957s
5.º Sebastian Vettel (Ferrar) + 43,989s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m01,751s
7.º Romain Grosjean (Lotus) + 1m24,763s
8.º Sergio Pérez (Force India) + 1 volta
9.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 1 volta
10.º Felipe Massa (Williams) + 1 volta

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 5 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 5 de…

há % dias

No verão é preciso ter olho para a saúde

Com a chegada da época mais quente do ano é comum nos concentrarmos na proteção…

há % dias

5 de julho, nasce a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo

A 5 de julho de 1996, nasceu a ovelha Dolly, na Escócia, fruto de um…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

4 de julho, é ratificada a Declaração da Independência dos EUA

No dia 4 de julho de 1776, é ratificada e publicada a Declaração da Independência…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias